Usabilidade e Acessibilidade com o Teste A/B

O Teste A/B é o método mais utilizado para realizar testes de usabilidade em lojas virtuais. Ele permite, por exemplo, comparar os resultados em vendas para duas versões de design do site, a versão A e a versão B.

As diferenças entre as versões podem ser pequenas, como por exemplo, a cor e a posição do botão Comprar. Ou as diferenças podem ser enormes, afetando todo o design da loja virtual (cores, fontes, botões, textos etc).

O Teste A/B permite responder de forma direta a dúvidas comuns, tais como:

  • Será que a nova versão do site vai aumentar as vendas da loja virtual?

  • Será que o novo menu de navegação vai aumentar a retenção dos visitantes?

  • Será que aumentar o botão Comprar e deslocá-lo para baixo do preço vai melhorar o funil do checkout?

  • As duas versões apresentadas pelo meu webdesigner ficaram ótimas, mas qual proporciona mais vendas?

  • Será que o novo design da loja virtual está 100% funcional?

A loja virtual pode informar o percentual de visitantes que verão a página na versão B entre 0% e 100%. O valor de 0% faz com que somente a versão A seja exibida e o valor de 100% faz com que somente a versão B seja exibida.

É possível também determinar o percentual para a versão B que é apresentada quando o acesso é feito a partir de smartphones e para a versão B que é apresentada dentro do Facebook.

Teste A/B

Para acompanhar os resultados do teste, a loja virtual pode utilizar os relatórios de visitação e de vendas. Exemplos:

  • Visitantes no momento

  • Acessos diários no período

  • Funil de compra no período

  • Totais mensais de vendas no período

Relatórios do Teste A/B


Recursos Exclusivos para loja virtual


Clique nos links abaixo para saber mais sobre os recursos da loja virtual e do site administrativo: