Líder em recursos
O Fastcommerce começou a ser desenvolvido em 1996 pela Rumo Web, e é uma tecnologia em permanente evolução, utilizada por lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos de atuação.
Ao longo de todos estes anos, os recursos foram aprimorados e multiplicaram-se, permitindo ao lojista utilizar o Fastcommerce para a gestão completa de seu negócio online (atacado e varejo), em múltiplos idiomas e moedas.
Cada loja virtual criada no Fastcommerce está vinculada a um site administrativo, de acesso exclusivo aos usuários cadastrados pelo lojista. Através deste site, acessado com segurança certificada, é feito todo o gerenciamento da loja, desde a criação do design até a inclusão de produtos, acompanhamento do fluxo de pedidos e emissão de relatórios administrativos e de nota fiscal eletrônica (NFe).
Clique aqui para ver as novidades da versões mais recentes do Fastcommerce e onde encontrá-las nas páginas do site administrativo.
Saiba mais sobre os recursos do Fastcommerce:
-
Destaque
- Campanhas de banners
- Compra conjunta de produtos
- Dashboard das atividades recentes da loja
- Integração com produtos Google
- Integração com produtos Facebook
- Integração com produtos Pinterest
- Integração com produtos TikTok
- Integração com Redes Sociais
- Login na loja com Google e Facebook
- Search Engine Optimization (SEO)
- Tag Cloud
-
Liberdade para criar
- Temas para os modelos de design
- Autopaginação na lista de produtos
- AutoSuggest no campo de buscas
- Cadastro detalhado de produtos
- Cadastro de filtros de produtos
- Cálculo de frete automático
- Design profissional e usabilidade
- Design responsivo
- Diversas formas de pagamento
- Gerenciador de arquivos
- Sincronismo dos arquivos com o GitHub
- Teste A/B
-
Integração
- Webhooks - Sistema de notificações
- Cadastro de parceiros, revendas e cupons
- Emissão de nota fiscal eletrônica (NFe)
- Fluxo multi-departamental dos pedidos
- SkyHub
- Integração com o MercadoLivre
- Integração com o MilhoAzul.com
- Integração com portais e sistemas ERP
- Múltiplos usuários administrativos
- Relatórios administrativos
- Utilitários administrativos
- Validação de formulários por CAPTCHA
-
E muito mais...
Venda produtos diretamente do estoque de fornecedores do mundo inteiro! O dropshipping é um excelente modelo de negócio para faturar sem investir em estoque próprio ou para vender produtos complementares ao catálogo da loja.
Ofereça produtos de milhares de fornecedores no Brasil e no mundo. Quando um pedido é aprovado pela loja, ele será automaticamente enviado para cada fornecedor, que se encarrega de mandar o produto diretamente para o cliente.
O Fastcommerce tem a melhor integração nativa com o Dropi, para que sua loja venda mais por dropshipping. A integração inclui cálculo de frete misto, para lojas que possuem também estoque próprio.
Saiba mais
Dropshipping é um modelo de negócio onde você vende produtos diretamente do fornecedor para o cliente final, sem precisar comprar, armazenar nem gerenciar o estoque.
Quais as vantagens?
- Menos investimento: diga adeus ao alto custo de estoque e foque em marketing.
- Mais variedade: ofereça um catálogo ilimitado de produtos, que poderá complementar seu estoque próprio.
- Menos trabalho: dedique seu tempo ao que realmente importa, que é vender mais e fidelizar clientes.
- Logística descomplicada: o fornecedor se encarrega de embalar, enviar e rastrear o pedido.
- Escale fácil: aumente suas vendas sem se preocupar com a infraestrutura.
Com a integração com dropshipping, você:
- Aumenta as vendas: ofereça mais produtos e alcance mais clientes.
- Reduz custos: elimine os custos de estoque e logística.
- Tem mais flexibilidade: trabalhe de onde quiser e quando quiser.
- Oferece uma experiência de compra incrível: seus clientes recebem seus produtos com rapidez e segurança.
O cálculo do frete será automático levando em conta as tarifas e prazos da loja e dos fornecedores externos. O cálculo é feito a partir das tabelas de frete dos fornecedores junto com as tarifas da própria loja, no caso de pedidos contendo também produtos do seu estoque próprio.
Que tal divulgar e vender seus produtos nos principais portais de compras online da internet? Estes portais, conhecidos como marketplaces, agregam produtos de centenas de lojas virtuais.
Em geral os marketplaces cobram um percentual sobre o total de cada pedido, incluindo o valor do frete. Este percentual varia de 15% a 20%, de acordo com o segmento do produto.
Integrações nativas
O Fastcommerce possui integração nativa com os principais marketplaces do mercado. Isto significa que você não precisa pagar outro serviço para intermediar a integração entre a loja e o marketplace.
Além de ficar mais em conta, as integrações nativas são mais rápidas e mais completas do que as integrações realizadas por terceiros. São mais rápidas porque as operações ocorrem diretamente entre o marketplace e a plataforma, sem intermediários. São mais completas porque foram desenvolvidas para aproveitar os recursos avançados e particularidades de cada markeplace.
Os recursos básicos incluem o envio do catálogo de produtos da loja, o sincronismo de estoques e preços, o cálculo de frete e o espelhamento para a loja dos pedidos realizados nos marketplaces.
Os principais marketplaces com integração nativa ao Fastcommerce são Google Shopping, Mercado Livre, MilhoAzul.com, Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Hubs de integração
Empresas que intermediam a comunicação da loja virtual com os marketplaces são conhecidas como hubs de integração. Esta comunicação em geral inclui o envio do catálogo de produtos da loja, o sincronismo de estoques e preços, o cálculo de frete e o espelhamento para a loja dos pedidos realizados nos marketplaces.
Ao contratar uma hub de integração, é preciso também cadastrar a loja em cada marketplace que será integrado. Os principais marketplaces adicionais que são oferecidos pelas hubs de integração são Pontofrio.com, Casas Bahia, Extra, Zoom, Carrefour e Ricardo Eletro.

Quais marketplaces devo escolher?
Antes de contratar um marketplace, considere os seguintes prós e contras:
Vender em um marketplace pode fazer seu produto alcançar rapidamente um público maior, caso sua loja esteja começando no e-commerce. Lojas virtuais já consagradas em geral preferem investir em divulgação e SEO do que colocar seus produtos em portais genéricos.
Avalie seus concorrentes no marketplace. Verifique se seus preços são competitivos. Além disso, capriche nas imagens e nas descrições dos produtos. Caso contrário, suas vendas no marketplace serão sofríveis.
Só invista em um marketplace se seus produtos se mantiverem competitivos com uma sobretaxa de 15% a 20% nos preços ou se seu markup tiver folga de 15% a 20%. Esta é a faixa de percentual cobrada pela maioria dos marketplaces sobre as vendas e sobre o valor do frete dos pedidos feitos no portal.
A maioria dos contratos exige que seus produtos no marketplace tenham o mesmo preço que na sua loja virtual. Se for reajustar, cuidado para não ficarem mais caros do que seus concorrentes!
Conheça os recursos de SEO do marketplace. Alguns cobram para colocar seus produtos em destaque nos resultados de buscas, assim como o Google Ads faz nos links patrocinados.
Verifique como é feito o cálculo de frete no marketplace. A maioria simplesmente soma o valor de frete de cada produto, ao invés de considerar o peso total do pedido dos produtos comprados de cada loja.
O marketplace pode ser ou se tornar um concorrente da sua loja. Ele acompanhará suas vendas e conhecerá a demanda por seus produtos. Se isto for um problema para você, escolha marketplaces que não vendam produtos próprios, tais como o MilhoAzul, o Google Shopping e o Mercado Livre.
Integre sua loja virtual a uma das maiores redes sociais do mundo e a mais utilizada para divulgar e vender produtos.
O Instagram é a rede que mais cresce no mundo e é cada vez mais usada pelo e-commerce como porta de entrada para alavancar suas vendas.
O Instagram é uma das redes sociais com maior engajamento e a sua loja não pode ficar fora!
Publique fotos linkadas de seus produtos, que ao serem clicadas levarão automaticamente para as respectivas páginas de detalhes do produto na sua loja.

Envio do catálogo de produtos
Com o catálogo de produtos, a loja poderá marcar os produtos em suas publicações no Instagram.
Com esta marcação, o visitante pode salvar estes produtos em uma lista particular no Instagram. Por exemplo, o cliente pode salvar esta publicação e depois voltar a essa lista para adquirir o item.
Ao clicar na publicação, o usuário verá informações detalhadas do produto como nome, descrição e preço, e poderá clicar para ir direto para a página de detalhe do produto na sua loja.
Veja exemplo de como montar uma URL para utilizar no catálogo de produtos do Instagram com o feed de produtos de sua loja. Desta forma você automatizará a integração de seu catálogo de produtos, que ficará sempre sincronizado com o Instagram.
Criamos um guia ilustrado detalhando os passos para integrar sua loja virtual ao Instagram Shopping, que para cada vez mais e-commerces é o principal canal de vendas!
Exemplo de foto no Instagram com o produto marcado

Exemplo de produtos do catálogo exibidos no Instagram

Exemplo de página de detalhes do produto no Instagram

Página do produto na loja, exibida ao clicar na publicação

Foto com várias marcações de produtos

Foto com várias marcações, exibida ao clicar na publicação

Foto no Instagram com o produto em promoção marcado

Produtos marcados nas fotos no Instagram

Além dos e-mails de pós-venda enviados pelo Fastcommerce, o cliente pode acompanhar pela loja virtual o processamento de seu pedido, em todas as suas fases, desde a autorização financeira do pedido até a remessa.
Se o envio for feito por SEDEX, e-SEDEX ou PAC, o cliente também pode acompanhar sua remessa porta a porta, incluindo a data prevista para entrega e a data efetiva do recebimento, informados on-line e permanentemente atualizados pelos Correios.
O cliente pode também acessar o histórico de todos os seus pedidos feitos na loja virtual, facilitando e orientando novas compras. Algo que certamente irá fidelizá-lo ainda mais.
Os pedidos são organizados por status, que ajudam a sistematizar o atendimento. Veja mais informações no fluxograma administrativo.
Quando um pedido é realizado, seu status inicial é NOVO. Nas formas de pagamento que recebem respostas posteriores de autorização, é possível automatizar a mudança de status de acordo com estas respostas. Por exemplo, quando o PagSeguro autorizar um pedido, é possível alterar seu status automaticamente para APROVADO.
Pode-se também definir uma mensagem para estes casos, que será enviada ao cliente automaticamente quando o pedido for aprovado.
É possível personalizar estas mensagens. Isto é feito através da opção Mensagens enviadas para os clientes, na página Mensagens.
IMPORTANTE: Nas transações negadas, é possível alterar automaticamente o status do pedido para EM APROVAÇÃO. Desta forma, a loja poderá tentar recuperar a venda junto ao cliente, ao invés de simplesmente cancelar o pedido. Por exemplo, a loja poderá enviar ao cliente uma mensagem com link para pagar com boleto ou para tentar novamente a aprovação usando outro cartão de crédito.

Um sério problema que deve ser considerado por qualquer loja virtual que venda com cartões de crédito é o não-reconhecimento da compra pelo cliente, mesmo após a transação ser aprovada pela administradora do cartão. Esta ocorrência muito comum é conhecida como chargeback, que explicamos em detalhes no nosso manual antifraude.
O Fastcommerce disponibiliza os mais avançados recursos para auxiliar a sua gestão de risco:
Clearsale
A Clearsale é uma empresa especializada em gestão de risco. Seus serviços são utilizados na prevenção de perdas do Submarino, Americanas.com, Vivo, Wal-Mart, Panasonic, Extra.com.br, entre dezenas de outras empresas de todos os segmentos e tamanhos.
A mesma inteligência de redes neurais e modelo estatístico está disponível para as lojas virtuais que utilizam o Fastcommerce. A solução agiliza o processo de análise de risco, visando a entrega dos produtos para bons clientes no prazo prometido, evitando o cancelamento de pedidos e minimizando o não-reconhecimento de transações.
Clearsale Start
Trata-se de uma aplicação online e de fácil utilização, para o gerenciamento de risco baseado nas informações dos pedidos e do mercado.
A aplicação fornece de maneira organizada e intuitiva as seguintes informações:
Faixa de risco baseada em score (baixo, médio, alto e crítico)
Dados cadastrais
Dados dos produtos
Diagnóstico de score, com informações relacionadas aos dados do pedido, em compras passadas.

Se ainda com as informações disponibilizadas, você não se sentir seguro em aprovar a venda do pedido, é possível solicitar a decisão garantida da Clearsale. Essa análise será realizada por analistas experientes, que atuam nos pedidos dos principais players do ecommerce. Após a análise será recomendada a ação ao lojista, embasada por indícios do pedido ser uma fraude ou não.
Ainda é possível na aplicação do Start analisar indicadores de desempenho, por meio de relatórios, extrato e vencimento da fatura.

Clearsale Total
Total Clearsale
É a solução líder de mercado no Brasil em autenticação de fraude, que combina gestão de 100% do processo de análise de fraude com excelente custo-benefício, minimizando o nível de estorno do cliente.
O primeiro passo é a definição do modelo estatístico mais adequado ao negócio do cliente considerando seu ticket médio, segmentos de atuação, quantidade média de pedidos por mês e geolocalização. Isto permitirá definir o limite do score em que os pedidos serão aprovados automaticamente.
Os pedidos não aprovados automaticamente serão analisados manualmente pela equipe da Clearsale, que possui excelência em treinamento, análise e ferramenta tecnológica. Uma equipe dedicada à detecção de ataques de fraude complementa as análises.
Utilize as facilidades do atendimento on-line (chat) para criar um novo canal de comunicação com seus clientes. Ao necessitar de assistência, o cliente simplesmente clicará no link Atendimento on-line para iniciar uma conversa com um dos atendentes da loja virtual, em tempo real.
Este link será exibido na página Fale Conosco da loja virtual sempre que houver atendente com janela de chat aberta. A comunicação é segura, com total privacidade.
O chat está integrado ao cadastro de clientes e pedidos: ao iniciar um atendimento, é possível verificar automaticamente se o cliente já fez acessos anteriores à loja virtual, listar seus pedidos e respectivas formas de pagamento, qual é o seu provedor e o seu navegador.
Cada loja virtual pode atender até 8 clientes simultaneamente em chat, em canais individuais de conversação. Os demais solicitantes são automaticamente encaminhados para uma fila única de atendimento, caso todos os canais estejam ocupados.
Cada atendente pode atender a mais de um cliente simultaneamente, abrindo várias janelas de chat. Assim, é possível alocar poucos operadores para atender a um grande número de clientes.

Principais benefícios:
Aumento das taxas de conclusão das transações
Maior retenção e fidelização do cliente
Aumento do valor médio dos pedidos
Redução dos gastos com telefonia
Aumento do grau de confiança e satisfação do cliente

Para aumentar as vendas é possível apresentar, na página que mostra os detalhes de um produto, uma lista de outros produtos complementares ou que frequentemente são comprados juntos. Por exemplo, ao comprar uma câmera digital, é comum comprar também cartões de memória para ela.
Os produtos relacionados poderão ser incluídos no carrinho de compras com um único clique.
É possível também sugerir produtos similares ao produto visto, em uma técnica de venda conhecida como cross selling. Clique aqui para mais informações.
Para utilizar este recurso, basta acessar a ficha do produto no site administrativo e informar no campo Venda conjunta os IDs dos produtos e subprodutos que frequentemente são comprados juntos em este.
É possível personalizar a exibição na loja desta compra conjunta ou escolher um dos modelos prontos.
Oferecemos a funcionalidade de modelos baseados em temas, que te dá liberdade total para personalizar sua loja virtual como nunca antes.
Com essa novidade, você:
- Cria novos temas a partir de modelos existentes: Copie e personalize temas prontos para agilizar o processo de criação.
- Alterna entre temas rapidamente: Troque de tema em um piscar de olhos, sem perder tempo e sem afetar seus produtos ou dados. Perfeito para usar em datas comemorativas (Natal, Dias das Mães etc) e depois voltar rapidamente para o tema anterior.
- Experimenta diferentes estilos: Teste diversas opções de layout e design até encontrar o que mais combina com sua marca.
- Cria uma loja única e memorável: Destaque-se da concorrência com uma loja virtual que é a sua cara.
E tem mais:
- Personalização completa: Altere cores, fontes, imagens e outros elementos para deixar seu tema com a sua identidade visual.
- Fácil de usar: Crie e personalize seus temas sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.
- Mais agilidade: Inaugure ou renove sua loja virtual em menos tempo e com menos esforço.
Crie a loja dos seus sonhos com a facilidade e a rapidez que você sempre quis!
Se ocorrer paginação na lista de produtos, diminuem as chances dos produtos que estão nas páginas seguintes serem vistos e comprados. Para evitar que isto ocorra, o Fastcommerce tem recurso de autopaginação, que exibirá automaticamente a próxima página quando o visitante atingir o final da lista de produtos.
Não será necessário clicar nos links das próxima páginas para carregá-las, o que poderá aumentar as vendas dos produtos listados nas páginas seguintes.
A autopaginação é um recurso fundamental para aumentar as vendas de lojas virtuais que tenham muitos produtos. Alguns lojistas reportam aumento de vendas de 15% após sua ativação.
Para entender melhor, considere o seguinte cenário comum:
Clique aqui para ver uma loja virtual com autopaginação. Faça rolagem (scroll) até o final da lista de produtos para receber automaticamente as páginas seguintes.
A implantação desse recurso é bem simples e não requer qualquer programação adicional. Basta alterar o campo Autopaginação na página "Dimensões & menus" do site administrativo para a opção "Sem limite de páginas". Clique aqui para mais informações.
O cliente acessa a loja virtual e procura por um produto. A loja virtual retorna 10 páginas de resultados. Por azar, o produto que o cliente quer está na 8ª página.
Sem autopaginação:
Na grande maioria das vezes, o cliente não tem paciência de navegar até a 8ª página e não encontra o produto.Com autopaginação:
O cliente recebe a primeira página de produtos. Ao fazer a rolagem, a segunda página de produtos é automaticamente acrescentada ao final da página e assim por diante. O cliente rapidamente chega à 8ª página, encontra o produto desejado e compra!

O AutoSuggest Avançado dá um upgrade no campo de busca da loja virtual, que passa a sugerir produtos, hotsites e termos relacionados durante a digitação. Com este recurso, será exibida uma lista de produtos e termos sugeridos à medida que se digita no campo de buscas.
As buscas ficarão mais assertivas e o cliente encontrará mais rapidamente o que deseja. O potencial deste recurso para aumentar as vendas da loja virtual é enorme!
Os resultados serão exibidos rapidamente a partir do 3º caractere digitado, incluindo os preços e as imagens dos produtos sugeridos.
São quatro grupos de resultados:
- Termos sugeridos
- Produtos sugeridos
- Páginas relacionadas (Hotsites)
- Notícias
Clique aqui para ver o passo-a-passo de implantação do AutoSuggest Avançado.
Veja este recurso em funcionamento na loja virtual http://www.perfumes.com.br, digitando per no campo de busca.


Entre os termos sugeridos, estão também palavras do Google Search Suggestions, tentando adivinhar o que você procura! E ele quase sempre acerta, mesmo que você digite aple ao invés de Apple.
O Fastcommerce permite o cadastro de qualquer tipo de produto, para atender aos mais diversos ramos de atividade. Os recursos deste cadastro são bastante completos e intuitivos:
É possível utilizar uma planilha Excel para fazer o cadastro ou alteração de dezenas de produtos simultaneamente, via arquivo CSV. Ou utilize o banco de dados de sua preferência (ex: Access) para sincronizar seu cadastro de produtos.
É possível fazer também alteração em lote pelo site administrativo de preços e estoques de variações de cores e tamanhos de um mesmo produto (subprodutos/grade) sem ter que acessar a ficha de cada uma destas variações.
Cada produto pode ser cadastrado com duas descrições: uma curta, exibida nas páginas que relacionam diversos produtos e uma longa, na página de detalhes do produto.
Além da categoria principal, é possível incluir o produto em categorias adicionais.
Produtos podem ser cadastrados por tamanho, cor e por outras características específicas (Ex: sabor, tecido, fabricante, etc). Cada característica pode ter múltiplos valores (veja exemplo).
É possível utilizar filtros para facilitar a navegação pelos produtos da loja e permitir que o visitante encontre mais facilmente o que deseja. (veja exemplo).
Produtos podem ser colocados em lançamento, em promoção, esgotados, não disponíveis e com preço sob consulta.
A validade das promoções pode ser definida por produto, com data e hora de início e término (veja exemplo).
Permite buscas detalhadas por código, nome, faixa de preço, descrição, etc (veja exemplo).
Pode-se compor os preços a partir de um indexador único (ex: dólar, markup, comissão).
Pode-se informar o custo e o percentual de ICMS de cada produto, para emissão de nota fiscal e relatórios de lucratividade.
Junto a cada produto, pode ser exibido o link Mais informações, levando para página que contenha informações adicionais sobre o mesmo.
Ex: link para página no site do fabricante.
O layout de apresentação das informações nas páginas de listagem de produtos e nas páginas de detalhe de cada produto pode ser personalizado através de tags especiais, que serão substituídas pelos dados de cada produto obtidos dinamicamente do cadastro da loja virtual.
Exibição de grade de cores e tamanhos de produtos, com preço e controle de estoque por item da grade.
Código de barras tem inúmeras aplicações no comércio eletrônico. Eles são vitais nas grandes operações, pois facilitam o gerenciamento de estoque e o controle de qualidade, agilizam a remessa de produtos e a comunicação entre a loja virtual e a loja física.
No Fastcommerce é possível cadastrar o código de barras de cada produto. Os códigos poderão ser exibidos na loja virtual e no site administrativo. É possível também apresentar os códigos somente na impressão da página de produtos ou de pedidos. O tipo de código de barras mais comum no varejo mundial, incluise no Brasil, é o EAN-13, que utiliza 13 dígitos e é suportado pelo Fastcommerce, junto com diversos outros padrões de codificação.
Cada produto pode ter diversas fotos associadas, contendo detalhes ou ângulos diferenciados. O envio das imagens é feito através do Gerenciador de Arquivos. Se preferir, utilize o recurso MagicZoom para cadastrar mais fotos por produto e criar apresentações funcionais, incluindo botões de zoom, slide-show, rotação etc. Por exemplo, para exibir as opções de padronagem de uma roupa, pode-se criar pequenos botões contendo cada estampa. Ao clicar cada botão, a roupa com a estampa escolhida é exibida rapidamente, sem recarregar a página.
Vídeo é uma poderosa ferramenta para maximizar as vendas da loja virtual. É possível associar um vídeo do YouTube a cada produto da loja virtual, que será exibido diretamente na página de detalhes deste produto. (veja exemplo em uma loja virtual).
Utilize os filtros para facilitar a navegação pelos produtos da loja e encontrá-los mais facilmente.
Os filtros são contextuais, ou seja, podem variar de acordo com a categoria. Desta forma, ao acessar os produtos de uma categoria, serão apresentados somente os filtros relativos a esta.
Por exemplo, se a loja tem a categoria TVs, é possível cadastrar um filtro chamado Tela, com as opções de tamanho referentes à TV e associados a esta categoria (32", 42", 50" etc). Se a mesma loja também vende celulares, um outro filtro chamado Tela poderá ser cadastrado para conter as opções de tela destes aparelhos (4.5", 5", 5.5" etc). Este segundo filtro será associado à categoria Smartphones e será apresentado ao navegar por esta categoria.
É possível cadastrar cores e imagens em filtros de produtos e assim associar uma cor RGB e uma imagem a cada item de filtro. Por exemplo, se a loja cadastrou um filtro com o nome Cor e este filtro contém os itens Amarelo, Azul e Vermelho, é possível cadastrar as respectivas cores no formato RGB correspondente a cada item (ex: #FF0000). Estas cores serão utilizadas na exibição destes itens. Também é possível associar uma imagem a cada item ao invés de uma cor sólida. Isto é util para mostrar estampas de produtos ou em produtos que possuem mais de uma cor predominante.
Caso a loja utilize o recurso de subcategorias, os filtros de cada subcategoria são herdados da hierarquia superior. Por exemplo, é possível cadastrar uma categoria Eletrônicos e um filtro Voltagem associado a esta. Todas as subcategorias de Eletrônicos herdarão este filtro.
É possível também cadastrar filtros que se aplicam a toda as categorias da loja (exemplo: País de fabricação).
Quanto mais filtros cadastrados, mais fácil ficará para seu cliente encontrar o produto desejado. Conheça uma loja fictícia que exemplifica bem o uso deste importante recurso. Navegue pelas categorias da loja ou procure por um termo para ver como é fácil chegar até o produto desejado, clicando nos filtros exibidos na barra esquerda.
Integre sua loja virtual à hub de marketplaces SkyHub. Através desta hub, seus produtos poderão ser vendidos nos principais marketplaces da web, incluindo Americanas.com, Submarino, Amazon, Pontofrio, Casas Bahia e Carrefour.
É possível exportar os produtos em massa. Pode-se também alterar os produtos integrados e sincronizar preços e estoques de produtos. Além disso, os pedidos realizados nos parceiros integrados ao SkyHub serão automaticamente espelhados na loja virtual.
Veja os principais recursos da integração à SkyHub:


Sincronização de preços e estoques da loja com suas ofertas na SkyHub
O sincronismo de estoque poderá ocorrer da loja para a SkyHub, da SkyHub para a loja ou em ambas as direções. Por exemplo, ao alterar o estoque de um produto na loja, a oferta correspondente na SkyHub terá seu estoque alterado também. Quando uma oferta for vendida na SkyHub, o estoque do produto será automaticamente diminuído na loja virtual.
Lista de ofertas na SkyHub
Estas ofertas deverão ser associadas a produtos cadastrados na loja para permitir o sincronismo de preço e de estoque. Através da lista é possível também ativar ou desativar ofertas em conjunto.
Exportação em conjunto de produtos da loja para a SkyHub
Crie ofertas em massa utilizando filtros de busca no cadastro de produtos da loja. Por exemplo, pode-se exportar somente os produtos de uma determinada categoria da loja.
Espelhamento na loja de pedidos feitos na SkyHub
Os novos pedidos feitos na SkyHub serão automaticamente importados para a loja virtual, para facilitar seu gerenciamento e permitir o uso dos relatórios do Fastcommerce. Seus status de pagamento serão mantidos sempre atualizados.




É possível integrar a loja virtual ao MercadoLivre, sincronizando o cadastro de produtos com os anúncios da loja virtual publicados no portal e recebendo os novos pedidos.
Pode-se importar para a loja virtual os anúncios já existentes no MercadoLivre e associá-los aos produtos cadastrados. De forma inversa, é possível criar novos anúncios no MercadoLivre, exportando produtos do cadastro da loja virtual.
Novos pedidos feitos no MercadoLivre serão automaticamente cadastrados na loja virtual, permitindo que estes clientes possam fazer novos pedidos com facilidade na loja virtual.
Veja um resumo dos principais recursos da integração ao MercadoLivre:
Gerenciamento de anúncios sincronizados:
Os anúncios publicados no MercadoLivre podem ser facilmente alterados ou removidos através do site administrativo.
Sincronização de preços e estoques:
O sincronismo dos produtos com seus respectivos anúncios no MercadoLivre poderá ocorrer da loja virtual para o MercadoLivre, do MercadoLivre para a loja virtual ou em ambas as direções. Por exemplo, ao alterar o preço de um produto na loja virtual, o anúncio correspondente no MercadoLivre terá seu preço alterado também. Quando um anúncio for vendido no MercadoLivre, o estoque do produto será automaticamente diminuído na loja virtual.
Identificadores dos produtos:
É possível cadastrar nos produtos especificações técnicas como marca, MPN e código de barras no formato EAN ou UPC. O MercadoLivre ranqueia melhor na busca os produtos que possuem seus dados técnicos preenchidos.
Importação em massa de anúncios:
Após a importação dos anúncios do MercadoLivre para a loja virtual, estes anúncios poderão ser associados a produtos cadastrados na loja virtual, para permitir o sincronismo.
Exportação em massa de produtos:
Esta exportação de produtos da loja virtual para o MercadoLivre será feita a partir da associação entre categorias da loja virtual e do MercadoLivre, criando anúncios no MercadoLivre integrados aos produtos da loja virtual.

Gerenciamento de perguntas e respostas:
Através do site administrativo, é possível responder às perguntas feitas sobre cada anúncio e gerenciar as pendências. Veja também o histórico de perguntas e respostas de cada produto anunciado no MercadoLivre, para atender melhor aos seus clientes.

Gerenciamento de categorias favoritas:
O MercadoLivre possui uma hierarquia com milhares de categorias. Cada anúncio precisa ser associado a uma destas categorias. Para facilitar a seleção, o lojista poderá criar uma lista das categorias mais utilizadas pelos produtos da loja virtual.
Recadastro automático de anúncios:
Pode-se ativar o recadastro automático de um anúncio, que ocorrerá ao término do seu período normal.

MercadoEnvios 1:
Caso a loja tenha habilitado o MercadoEnvios 1, é possível enviar as dimensões dos produtos (comprimento, largura, altura e peso) na integração dos produtos com o MercadoLivre.
MercadoEnvios 2:
Caso a loja tenha ativado o MercadoEnvios 2, será possível enviar seus pedidos feito no MercadoLivre utilizando o modo de frete pago do sistema.
Para postar a encomenda, é possível gerar a etiqueta de envio através da ficha do pedido no site administrativo da loja virtual.
Calculador de frete:
Cada anúncio poderá conter um link onde o próprio cliente obterá o valor do frete, informando seu CEP e a quantidade de itens desejados.

MercadoLivre Trends:
Para maximizar suas vendas no maior marketplace da América Latina, é preciso conhecer e estar à frente de seus concorrentes. Para facilitar, implementamos o MercadoLivre Trends, que é uma ferramenta para estudo de mercado.
O Trends possibilita ao lojista conhecer as buscas mais populares no MercadoLivre, nas categorias e produtos cadastrados na sua loja virtual. Você pode acompanhar os preços praticados pelos seus concorrentes e a descrição que eles fazem dos produtos, entre outros detalhes competitivos.
Para utilizar o Trends, basta clicar no logotipo do MercadoLivre nas categorias e nos produtos anunciados no marketplace. Os resultados das tendências serão exibidos, para que você conheça melhor seus concorrentes.

MercadoLivre feedback (qualificação):
Você pode qualificar o comprador sem a necessidade de acessar o MercadoLivre. Isto é feito através na ficha do pedido pelo botão Qualificação. Com essa ferramenta você ganha mais agilidade para oferecer um excelente feedback aos seus clientes do MercadoLivre.
Espelhamento de pedidos feitos no MercadoLivre:
Os novos pedidos feitos no MercadoLivre serão automaticamente importados para a loja virtual, para facilitar seu gerenciamento e permitir o uso dos relatórios do Fastcommerce. Seus status na loja virtual serão mantidos sempre atualizados, incluindo os status de pagamento e de envio.

Gerenciamento de mensagens de pós venda:
Ao concluir uma compra, o cliente pode enviar mensagens para o lojista para combinar os últimos detalhes. Através do site administrativo da loja virtual, é possível responder às mensagens enviadas. É possível acompanhar também o histórico de mensagens recebidas e enviadas de cada pedido feito no MercadoLivre. Vocês poderão até mesmo anexar arquivos na conversa! Pode-se enviar fotos, manuais, faturas e muito mais, nos formatos JPG, PNG, PDF e TXT.

É possível integrar a loja virtual ao MilhoAzul.com, sincronizando seu cadastro de produtos com as ofertas da loja publicadas no marketplace e recebendo os novos pedidos.
Pode-se listar as ofertas já existentes no MilhoAzul.com
Sincronização de preços e estoques dos produtos com suas respectivas ofertas no MilhoAzul.com:
O sincronismo de preços e estoques ocorre automaticamente entre a loja virtual e o marketplace MilhoAzul.com
Exportação em massa de produtos da loja para o MilhoAzul.com:
O MilhoAzul.com cria ofertas a partir do cadastro de produtos da loja. Através das fichas de cada produto é possível informar a classe de produto.
Conheça a melhor maneira de comprar em uma loja virtual!
Ao desenvolver este recurso, utilizamos nossa experiência de décadas de vendas online para criar algo realmente inovador e que converta-se em muito mais vendas para a loja virtual.
O Xtreme Checkout é extremo em usabilidade e inteligência, para que o cliente não tenha dúvidas no processo de finalização da compra, que é o momento mais importante da sua visita.

Veja alguns dos recursos inovadores que tornam o
Xtreme Checkout tão especial:
Campos inteligentes
A compra é finalizada em uma única página, que é carregada de forma inteligente à medida que o cliente preenche os campos. Por exemplo, ao informar seu e-mail, o sistema verifica se o cliente já possui cadastro na loja virtual. Se tiver, será exibido um campo para que ele informe sua senha. Se não tiver, os campos de cadastro de novo cliente serão apresentados, sempre de forma fluida e rápida.
Cadastro facilitado
O cadastro de um novo cliente é um momento sagrado e deve ser cercado de cuidados, para que seja o mais fácil e simples possível. Os campos mais importantes do cadastro (nome, e-mail, cidade etc) são gravados no banco de dados à medida em que são digitados pelo cliente. Caso ocorra qualquer interrupção neste processo (ex: falta de luz), o cliente poderá facilmente retomar de onde parou. Além disso, é possível analisar o funil de compras da loja virtual para análise de gargalos (ex: o valor do frete está alto?). Esta análise pode ser feita através de integração ao Google Analytics e pelos relatórios do Fastcommerce. Também é possível listar com mais eficiência os clientes que abandonaram o carrinho e realizar ações de recuperação destes pedidos.

A tela do cliente é o metro quadrado mais caro do mundo

A área de tela visível sem rolagem é muito preciosa. Quanto menos "scroll" o visitante precisar fazer para visualizar o checkout, melhor e mais fluido será o processo. Por isto, o layout padrão do Xtreme Checkout foi dividido em 3 colunas, para ocupar melhor a tela. Cada uma destas colunas tem rolagem condicional, ou seja, só são "scrolladas" se não couberem na tela visível do navegador. Além disso, o botão "Finalizar compra" fica sempre visível durante a rolagem da tela, em local fixo, e pode ser clicado a qualquer momento.

Layout adaptativo
O layout do Xtreme Checkout é personalizado de acordo com o dispositivo e o canal utilizado pelo cliente. Nos smartphones, o checkout é realizado sem a necessidade de zoom nem de rotação do celular. Neste caso, o layout padrão é apresentado em apenas uma coluna. Já nas vendas feitas de dentro do Facebook, o checkout precisa se limitar a 810 pixels. Para isto, o resumo do pedido e seus produtos são apresentados na parte inferior da tela.
Personalização extrema!
O Xtreme Checkout foi desenvolvido utilizando AJAX em HTML5 e é compatível com os principais navegadores, incluindo Chrome, Firefox, Internet Explorer (a partir da versão 7), Safari e Opera. É possível utilizar jQuery ou o framework da preferência do webdesigner, para melhorar ainda mais a experiência de compra do cliente. Tags especiais de checkout estão disponíveis para facilitar a personalização do layout.
Teste A/B
O Teste A/B é o método mais utilizado para realizar testes de usabilidade em lojas virtuais. Ele permite, por exemplo, comparar os resultados em vendas para duas versões de design do site, a versão A e a versão B.
Caso tenha dúvidas sobre a melhoria nas vendas que esta ferramenta trará, utilize o recurso de TESTE A/B para que só um percentual dos clientes utilize o Xtreme Checkout (ex: 10%), mantendo os demais no checkout tradicional.
Após um período com esta configuração (ex: 30 dias), utilize os relatórios de vendas para comparar os resultados obtidos com cada tipo de checkout. Se os 10% dos visitantes que foram direcionados para o Xtreme Checkout fizerem mais do que 10% do total de vendas da loja virtual, então estará comprovado que vale a pena adotar o novo checkout em 100% das visitas.


Onde foi que eu errei?

Quando o cliente apertar o botão "Finalizar compra", é feita uma análise instantânea de todos os campos do checkout. Em seguida, os eventuais erros de preenchimento são exibidos ao cliente (ex: campo obrigatório não preenchido) e o cursor é posicionado no primeiro campo com erro. Se o cliente não corrigir este erro e apertar novamente o botão "Finalizar compra", a mensagem de erro se repetirá e será exibida também de outra forma, em janela modal. Isto evita que o cliente fique "perdido" no processo porque não viu a mensagem de erro que fica junto ao campo, o que é um problema muito comum em lojas virtuais.
Um webhook é como um sistema de alerta personalizado para a sua loja virtual. É uma forma de comunicação entre diferentes sistemas, onde um sistema (no caso, a sua loja) notifica um outro sistema (por exemplo, seu ERP ou serviço de dropshipping) sempre que um evento específico ocorre.
Como funciona na prática?
- Você configura um alerta: escolha os eventos que deseja monitorar, como novos pedidos ou alterações nos produtos ou pedidos.
- O evento acontece: quando o evento ocorre, a sua loja envia uma mensagem automática para um endereço de internet específico (chamado de endpoint) que você cadastrou.
- Você recebe a notificação: o sistema externo recebe a mensagem no seu endpoint e realiza a ação desejada, como enviar um email de confirmação, atualizar um banco de dados ou disparar outra ação automatizada.
Em resumo:
Webhooks são como avisos instantâneos que mantêm outros sistemas informados sobre tudo o que acontece na sua loja virtual. Eles permitem que você automatize processos, tornando sua loja mais eficiente e ágil.
Para que servem os webhooks?
- Automatizar tarefas: Elimine tarefas manuais e economize tempo.
- Integrar diferentes ferramentas: Conecte sua loja a outras plataformas, como sistemas de envio, marketing por e-mail e muito mais.
- Melhorar o atendimento ao cliente: Responda mais rápido aos seus clientes e ofereça um serviço personalizado com CRMs especializados.
- Tomar decisões mais precisas: Tenha acesso a informações em tempo real para tomar decisões estratégicas.
Com os webhooks, você terá mais controle sobre sua loja e poderá automatizar processos.
Por que usar webhooks na sua loja virtual?
Webhooks são como pontes que conectam sua loja virtual a outros sistemas, permitindo que eles se comuniquem em tempo real. Essa integração traz diversos benefícios para o seu negócio:
Automatize processos:
- ERP: Atualize automaticamente seu sistema de gestão empresarial (ERP) com informações sobre novos pedidos, alterações no estoque e notas fiscais emitidas.
- CRM: Envie automaticamente informações sobre os clientes para seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), permitindo um acompanhamento mais detalhado da jornada do cliente.
- Marketing: Dispare campanhas de email marketing personalizadas com base em eventos como abandono de carrinho, compras recentes ou aniversários dos clientes.
Otimize operações:
- Bankoffice: Integre sua loja com sistemas de bankoffice para automatizar o processo de conciliação bancária e gestão de pagamentos.
- Dropshipping: Automatize o envio de pedidos para seus fornecedores em um modelo de dropshipping, reduzindo o tempo de processamento e evitando erros manuais.
Em resumo:
Ao integrar sua loja virtual com outros sistemas através de webhooks, você ganha em:
- Eficiência: Automatizando tarefas e reduzindo o trabalho manual.
- Precisão: Minimizando erros causados pela digitação manual de dados.
- Agilidade: Respondendo mais rapidamente às demandas dos clientes e do mercado.
- Personalização: Oferecendo uma experiência de compra mais personalizada aos seus clientes.
Com webhooks, sua loja virtual se torna mais inteligente e conectada, permitindo que você se concentre em estratégias de crescimento.
Eventos disponíveis
Os eventos de notificação são os gatilhos que disparam os webhooks. Cada evento carrega consigo um conjunto de dados específicos sobre o que ocorreu na sua loja virtual. Esses dados são enviados em formato JSON, que é fácil de ler e processar por diferentes sistemas.
- Produto criado
- Produto alterado
- Produto apagado
- Pedido criado
- Pedido atualizado
Clique aqui para acessar a documentação completa do sistema de notificações.
Cadastro de parceiros e revendas
Este recurso permite cadastrar os sites de parceiros nos quais existam links para a loja virtual, em geral na forma de banners publicitários. As visitas e vendas originadas destes sites são automaticamente contabilizadas, incluindo cálculo de comissões (opcional).
Para que o controle seja feito, é necessário que o link para a loja virtual contenha o parâmetro origem=nomeorigem na URL (substitua nomeorigem pelo nome do parceiro).
Ex: http://www.sogravatas.com.br/home.asp?IDLoja=153&origem=UOL
É possível também que a contabilização de acessos e vendas provenientes do parceiro seja automática, sem utilizar o parâmetro origem=nomeorigem, cadastrando o domínio do site de onde virão as visitas para a sua loja virtual. Por exemplo, para mensurar todos acessos provenientes do site brasileiro do Google, basta cadastrar www.google.com.br como sendo o site do parceiro.
Caso possua revendedores, a loja virtual pode cadastrá-los e comissioná-los automaticamente. Os revendedores poderão utilizar a loja virtual para fazer os pedidos de seus clientes. Para isto, basta indicar, no fechamento de cada pedido, qual revendedor encaminhou a venda.
Diversos relatórios para parceiros e revendedores estão disponíveis e podem ser acessados diretamente por estes. Para isto, é necessário cadastrar o parceiro como usuário do site administrativo da loja virtual, com acesso restrito aos resultados relativos ao seu site.
Widget de produtos para parceiros
É possível divulgar os produtos da loja virtual em sites de terceiros, através da inclusão de um pequeno código javascript na página do parceiro. Este código é chamado de widget.
As visitas e as vendas provenientes de cliques no widget são contabilizadas automaticamente para o respectivo parceiro.
Cada widget pode exibir até 6 produtos da loja virtual. Estes produtos poderão ser escolhidos pelo parceiro, através de vários critérios, tais como: produtos em promoção, produtos de uma categoria, lançamentos etc. Estes critérios podem ser combinados. Além disso, o parceiro poderá personalizar o design e as cores do widget, para combinar com seu site.
Exemplos de widget de produtos:

Nestes exemplos foram utilizados os formatos 300x250 (retângulo médio), 468x60 (banner), 125x125 (botão) e 728x90 (cabeçalho).
Clique aqui para informações detalhadas sobre os widgets de produtos.
Cupons de desconto
É possível cadastrar códigos de cupons que serão divulgados aos clientes da loja virtual para que sejam informados na cesta de produtos, obtendo assim um desconto de valor fixo ou percentual no total do pedido sem frete.
O recurso de cupons de desconto permite criar cupons exclusivos para produtos, categorias, clientes e parceiros.
É possível também aplicar descontos no frete e criar cupons para oferecer frete grátis.
Os cupons poderão ser enviados aos clientes também via link com o parâmetro &cupom=, para que a digitação do código seja automática.
O cupom é um crédito para impulsionar as vendas na loja virtual e não um desconto simples. Por esta razão, os demais descontos da loja virtual continuam válidos mesmo se o cliente informar um cupom ao fazer o seu pedido.
Através dos cupons é possível vender vale-presentes, que serão posteriormente trocados por produtos da loja virtual. Clique aqui para mais informações.
A divulgação dos cupons pode ser feita através de e-mail, mala direta, banners ou publicados em jornais, revistas etc.
O Fastcommerce calcula automaticamente o frete do pedido baseado nos seguintes parâmetros, cadastrados pelo lojista no site administrativo:
peso total dos produtos
peso da embalagem
localidade ou CEP de entrega
valor do seguro
desconto progressivo, de acordo com o total do pedido
Escolha da tabela de frete utilizada para produtos volumosos
É possível importar as tabelas de preços atualizadas dos Correios para SEDEX e Encomenda PAC (tarifas de balcão) ou criar uma tarifação própria, por faixa de CEP ou por localidade (bairro, cidade, estado ou país). Pode-se também fixar o valor do frete ou zerá-lo em remessas para o mesmo estado ou para determinadas localidades.
Cálculo de tarifas dos Correios via webservice
Os Correios oferecem um serviço gratuito para que o cálculo do frete seja feito através dos servidores da estatal. Isto facilita a configuração do frete e permite que os valores estejam sempre sincronizados com as tarifas cobradas pelos Correios.
Esta integração inclui também a estimativa do prazo de entrega, de acordo com o serviço selecionado.
É possível também incluir os valores referentes aos serviços de Aviso de Recebimento (AR) e Mão Própria (MP), que serão automaticamente somados ao cálculo do frete, caso a loja virtual queira utilizar estes serviços.
Os Correios oferecem também um seguro opcional de envio sobre valor declarado, que poderá ser automaticamente calculado com base no percentual do total sem frete do pedido.
Clique aqui para mais informações sobre estas opções.

Cálculo de frete via Mandaê
A Mandaê oferece serviços abrangentes de logística. Seu sistema de cálculo de frete está integrado ao Fastcommerce. Ao contratá-lo, o cadastro e a manutenção das tabelas de frete da loja são feitos no sistema da Mandaê, incluindo múltiplas transportadoras e seus respectivos serviços.
Cálculo de frete via SisFrete
O SisFrete é um serviço especializado para cálculo de frete, externo ao Fastcommerce. Ao contratá-lo, o cadastro e a manutenção das tabelas de frete da loja virtual são feitos pela SisFrete, incluindo múltiplas transportadoras (ex: CORREIOS, JADLOG, GOL LOG, BRASPRESS etc) e seus respectivos serviços (ex: E-SEDEX, SEDEX 10, PAC, PACKAGE, EXPRESS etc).
A loja virtual poderá criar diversas regras para prazo de entrega, frete frágil, frete com desconto, frete gratuito etc. Estas regras poderão ser individualizadas por produto. O SisFrete fará o cálculo do peso cúbico de cada produto do pedido e informará o valor do frete quando o cliente concluir sua compra. O SisFrete também será utilizado nas simulações de frete de cada produto da loja virtual.
Cálculo de frete via Intelipost
A Intelipost é uma empresa que oferece soluções de tecnologia e serviços que resolvem questões logísticas. Seu sistema de cálculo de frete está integrado ao Fastcommerce. Ao contratá-lo, o cadastro e a manutenção das tabelas de frete da loja são feitos no sistema da Intelipost, incluindo múltiplas transportadoras e seus respectivos serviços.
Cálculo de frete universal
O Fastcommerce permite que o cálculo de frete seja realizado por qualquer sistema externo integrável.
Com este recurso é possível integrar a loja com praticamente todos os sistemas de cálculo de frete disponíveis no mercado, através de plugins de integração. Como exemplo temos os plugins de integração ao cálculo de frete fornecido pela API da Jadlog e pela MelhorEnvio.
Os banners são imagens com conteúdo publicitário, posicionados no topo das páginas da loja virtual ou de acordo com a preferência da loja virtual. Quando o visitante clica num banner, ele é levado diretamente ao site do anunciante na Internet.
O sistema controla quando e quantas vezes cada banner será exibido e quantas vezes ele já foi clicado por visitantes. É possível criar campanhas publicitárias com rodízio de dezenas de banners.
Campanhas de banners utilizando a tag <banner>
Utilize a tag <banner n> para posicionar os banners nos arquivos HTM da loja virtual, onde n é um número entre 1 e 250, de acordo com o campo Posição da ficha de cadastro do banner.
Os banners cadastrados podem ser exibidos nas páginas HTM personalizadas, através das tags especiais <banner 1> a <banner 250>.
Campanhas de banners utilizando a tag <banner-json>
Utilize a tag <banner-json> que é substituída por um array de objetos JSON contendo os banners cadastrados na página Banners.
Este array poderá ser utilizado por javascript para criar um carrossel de banners. Veja mais detalhes aqui.

Um dashboard é uma apresentação das informações mais relevantes para alcançar os objetivos do seu negócio. Estas informações são exibidas em uma única tela para facilitar sua visualização e para realizar análises conjuntas.
Acompanhe tudo o que acontece na loja virtual em tempo real através do Fast Analytics, que é o incrível dashboard do Fastcommerce. Este é o painel de controle do lojista, para acompanhar a visitação e os pedidos da loja, listar os produtos mais vistos e comparar os navegadores utilizados.

O Fast Analytics pode ser personalizado com dezenas de relatórios de atividades recentes. As informações podem ser exibidas em lista ou através de vários tipos de gráficos, tais como tortas, colunas, barras, mapas e medidores.

O Fast Analytics é uma ferramenta poderosa para monitorar os resultados da sua loja virtual. Ele fornece uma representação consolidada do desempenho do negócio, possibilitando uma melhor tomada de decisões. O foco é ajudar os gestores a monitorar de forma ágil os indicadores principais da loja e maximizar seus resultados.
Conheça alguns dos relatórios disponíveis para exibir no dashboard do Fast Analytics:
- Acessos ao site administrativo
- Acessos por minuto
- Avaliações de produtos
- Campanhas de e-mail marketing
- Carrinhos ativos
- Clientes novos e pedidos
- Clientes novos
- Comparativo de acessos
- Comparativo semanal dos pedidos
- Pedidos diários
- Pedidos nos últimos 14 dias
- Pedidos por cidade do Brasil
- Pedidos por estado do Brasil
- Pedidos por país
- Pedidos por status
- Pedidos por tipo de acesso
- Pedidos recentes
- Principais navegadores
- Produtos da loja
- Produtos em oferta
- Produtos mais acessados
- Produtos no plano
- Produtos nos pedidos novos
- Produtos novos
- Sessões ativas
- Taxa de conversão de pedidos
- Ticket médio diário
- Ticket médio no período
- Vendas diárias
- Vendas por cidade do Brasil
- Vendas por estado do Brasil
- Vendas por país
- Visitantes ativos
- Visitas dos principais parceiros



































Aplicativo FC360
Use seu smartphone para acompanhar os resultados da loja virtual pelo Android e iOS.

Mobile
Criamos um app leve e rápido, compatível com qualquer tamanho de tela e com a maioria das versões do Android e do iOS, incluindo tablets.
Dashboard
Personalize a tela principal com os relatórios de dashboard de sua preferência, para acompanhar visitas e pedidos da loja de acordo com seu foco.
Relatórios
Centenas de relatórios administrativos estão disponíveis para consulta pelo celular. Use o filtro de busca para localizá-los rapidamente.

Os resultados da loja na ponta dos dedos
Enviou uma peça de e-mail marketing? Postou uma promoção imperdível? Publicou uma nova campanha no Google? Acompanhe seus resultados a cada minuto pelo Fast Analytics, o dashboard mais completo do mercado!
Operação e gerenciamento facilitados
Use o app para facilitar seu dia a dia, melhorando as rotinas operacionais da loja!
Por exemplo, acompanhe os pedidos aprovados e veja a lista de seus respectivos produtos.
Vá até o estoque com a lista no seu celular para separar os produtos.
Encontre facilmente o relatório desejado
Você pode acessar todos os relatórios e respectivos filtros que estão disponíveis no site administrativo, de acordo com as permissões de segurança do seu usuário.
Use o filtro de busca para encontrar o relatório desejado. Os resultados são agrupados pelo tipo de relatório: especiais, estatísticas, produtos, pedidos e parceiros da loja.

FC360
A capacidade de reunir uma grande quantidade de informações sobre os clientes de forma organizada e acessível é um aspecto fundamental do CRM (Customer Relationship Management), que visa colocar o cliente no plano central do negócio a ponto de conhecê-lo de forma individualizada.
O Fastcommerce integra solução completa de CRM, permitindo conhecer cada cliente de perto. As seguintes informações são armazenadas automaticamente:
Quantas vezes cada cliente visitou a loja virtual e quais as páginas visitadas em cada uma das vezes.
O tempo de permanência no site em cada visita.
O navegador e o sistema operacional utilizados.
Quantos pedidos o cliente já fez no site e quais foram remetidos ou cancelados.
As formas de pagamento selecionadas pelo cliente.

Para aprimorar o atendimento de pós-venda, é possível enviar e-mails padronizados para o cliente a cada fase do processamento de seu pedido. Todas as mensagens enviadas são gravadas em log de auditoria. O histório do pedido é organizado em fichas, permitindo o acompanhamento de todos os trâmites do pedido, desde a sua realização até a sua entrega.
Para acompanhar e aprimorar o atendimento aos clientes, foram criados dezenas de relatórios administrativos. Seguem alguns exemplos:
Tempo médio de atendimento aos pedidos:
mostra o tempo médio que a equipe de atendimento da loja virtual leva para atender aos pedidos realizados.Comparativo entre visitantes e compradores:
compara o total de visitantes com aqueles que colocam produtos em cesta, os que fecham pedido e os que têm seus pedidos remetidos.Lista de aniversariantes no período: relaciona os clientes que fazem aniversário no período indicado.


Para uma visão ainda mais ampla, vários relatórios comportamentais estão disponíveis. Eis alguns:
Comparativo de acessos por dia da semana
Comparativo de acessos por horário
Valor médio dos pedidos remetidos/cancelados
Comparativo dos clientes por faixa etária e sexo
Comparativo entre formas de pagamento

Diversos relatórios são gerados também em forma gráfica (veja nos exemplos à direita). Os relatórios podem ser exportados em formato Excel, Word ou XML, para utilização em outras aplicações ou acesso em tempo real como fonte de dados remota.
Com o conhecimento completo de cada cliente, a empresa pode se antecipar às suas necessidades, com larga vantagem sobre a concorrência.
Conhecer o perfil do cliente também ajuda na formulação de propostas de vendas casadas (cross selling), além de promover sua fidelidade.

Um importante relatório para CRM é o Funil de compras, que é o termo usado para a análise das conversões de visitas da loja virtual em pedidos pagos. O funil mostra a relação entre os acessos às páginas de produtos, ao carrinho, à página de escolha do frete, à escolha das formas de pagamento, ao cadastro do cliente e à conclusão do pedido. Mostra também quantos destes pedidos foram pagos. Trata-se de uma ferramenta fundamental para verificar onde a loja virtual pode ser aprimorada. Por exemplo, se a diferença entre os acessos à página de escolha do frete e das formas de pagamento for muito grande, isto indica que o frete da loja virtual está afastando os clientes.

Para simplificar o processo de compra e melhorar o funil da loja virtual, é possível ocultar os campos de entrega no fechamento do pedido. O cliente que quiser enviar seu pedido para outro endereço (ex: para mandar um presente) deverá marcar o campo Entregar em outro endereço, exibindo assim os campos para informar os dados de entrega.

O Fastcommerce permite a definição completa do design do site, com individualização de cada projeto. Pode-se utilizar diversas opções de design predefinido, com resultados altamente profissionais e eficientes. Para um layout ainda mais exclusivo, é possível enviar os arquivos HTML, CSS, imagens, botões e títulos que irão compor cada página.
Também é possível migrar sites existentes para o Fastcommerce, adaptando-os para os requisitos e recursos adicionais do sistema.
A definição do design do site é feita em 3 passos:
1. Escolha o visual geral da loja virtual, indicando títulos de página, botões, fontes, cores de texto, fundo, etc. Utilize um dos muitos estilos predefinidos ou crie um novo, enviando imagens e arquivos personalizados (HTML, JS, CSS, XML etc).
2. Defina o esquema de navegação do site, escolhendo suas dimensões gerais e o posicionamento dos menus e barras laterais. Indique também a quantidade de produtos exibidos por página e o tamanho médio de suas fotos, centralização do site e posicionamento de seus elementos.
3. Envie os textos e imagens da loja virtual, incluindo seu logotipo, arquivos HTML, CSS e JS.
É possível também alterar todo o design da loja virtual para um dos modelos iniciais sugeridos com apenas um clique. O Fastcommerce pemite também a criação de lojas virtuais com design responsivo.
A personalização do design pode ser feita pelo lojista, por um profissional de sua preferência ou por um designer indicado pela Rumo Web. Entre em contato conosco para receber nossas recomendações de webdesigners.
ATENÇÃO: Não é obrigatória a contratação de webdesigner, mas os sites mais bonitos e funcionais em geral são feitos por profissionais especializados, o que é bastante natural.
Design diferenciado nas páginas de pedido
No Fastcommerce, é possível criar um design simplificado que será exibido somente no fechamento do pedido. No chekout, o cliente verá uma página simples, sem informações desnecessárias que possam desviá-lo de seu caminho de compra.
Este recurso permite direcionar melhor o cliente até o final do processo de compra, incrementando as vendas da loja virtual. O objetivo é diminuir as "distrações" nas páginas de checkout e aumentar a conversão de pedidos, como fazem as melhores lojas virtuais do mundo.
Por exemplo, ao fazer um pedido na loja-exemplo SP Departamentos, o design da loja virtual, que normalmente é cheio de produtos e ofertas, torna-se minimalista como a página inicial do Google, para evitar que o cliente se distraia com outros elementos e desvie de seu caminho de compra.

Design simplificado no fechamento de pedido
Contextualização e refinamento de buscas
É muito fácil encontrar o que se procura e concluir rapidamente o pedido em uma loja virtual que utiliza o Fastcommerce. Isto é feito com uma inteligente combinação de recursos:
É possível cadastrar os produtos em um hierarquia detalhada de categorias e subcategorias.
Os menus de categorias e subcategorias da loja virtual podem ser apresentados de acordo com a navegação do visitante, o que é fundamental para uma loja virtual com muitos produtos. Clique aqui para mais detalhes.
É possível criar hotsites de produtos. Nos links para estes hotsites, é possível informar a categoria em que o hotsite se enquadra e exibir os menus de acordo com esta categoria.
As buscas na loja virtual podem ser refinadas, ou seja, é possível fazer uma nova busca sobre o resultado da busca atual. Após fazer uma busca por um termo, é possível refinar esta busca, informando a categoria na qual a busca deve ser restrita, e assim por diante.
Por exemplo, em uma loja virtual de perfumes, a busca por Azzaro retorna 70 produtos. Pode-se em seguida buscar somente pelos produtos desta griffe que tenham fragrância feminina, chegando-se a 37 produtos. Em seguida, pode-se filtrar novamente para exibir somente os desodorantes, chegando-se a apenas 3 produtos.
É possível exibir um breadcrumb, que é o caminho percorrido com links, para que o visitante acesse às categorias da hierarquia ou altere sua busca.

Fast Preview (espiadinha)
É possível inserir links na home da loja virtual e nas listas e hotsites de produtos para o cliente dar uma "espiada" nos detalhes de um produto, sem sair do contexto em que se encontra. Este recurso facilita a navegação e consequentemente traz mais vendas. Veja alguns dos benefícios:
Pode-se consultar rapidamente os detalhes de um produto, mesmo que este tenha subprodutos (ex: 30ml, 50ml, 100ml).
O cliente não sai do contexo atual de navegação para consultar mais informações sobre um produto.
Em uma lista extensa de produtos com autopaginação, o cliente pode facilmente espiar vários produtos e adicioná-los ao carrinho, mesmo que já tenha rolado a página.
O recurso pode ser utilizado para diminuir as informações da lista de produtos, deixando a página mais clean e a navegação mais rápida.
O recurso é compatível com lojas virtuais que utilizam grades de produtos (variações de tamanho e cor).
Permite adicionar produtos ao carrinho sem sair da home da loja virtual, mesmo que estes produtos possuam subprodutos.
Tags personalizadas
É possível criar tags personalizadas para os arquivos CSS, JS e HTML da loja, facilitando as alterações no design. Estas tags podem ser utilizadas de diversas formas, tais como:
Alterações dos textos contidos nos arquivos que compõem o design da loja
Mudanças nas imagens e cores utilizadas nos arquivos CSS
Inicialização de variáveis utilizadas em Javascript
Pode-se criar tags contendo texto simples ou trechos curtos de código HTML, CSS ou Javascript. Por exemplo, é possível criar uma tag chamada <tag-Telefone-WhatsApp> contendo o número de celular que a loja utiliza para atender pelo WhatsApp. Esta tag será substituída no design por este número.
Com o crescimento do uso de tablets e smartphones de tamanhos e resoluções variadas, o design responsivo é uma evolução natural do design das lojas virtuais. Antigamente o acesso era feito em telas com resoluções muito semelhantes e bastava fazer um site que funcionasse em resolução máxima de 1024x768 pixels que tudo estava resolvido.
Hoje temos TVs de 60" polegadas com acesso à internet, smartphones com telas até 5.7", tablets de 6" até 11", sem contar os próprios computadores, com telas muito variadas. A loja virtual pode ser acessada de diversas formas e contextos, e portanto os sites precisam estar preparados.
O design responsivo adapta-se ao tamanho da tela. Ao invés de criar vários sites separados, um para smartphone, um para tablet e outro para desktops, cria-se um único site se ajusta ao tamanho da janela em que ele for carregado.
Para saber se um site se adapta a diferentes tamanhos de telas, redimensione a janela do navegador para ver como o design "reage" à mudança de tamanho. Ao diminuir a janela, uma barra de rolagem horizontal não deveria ser exibida. Ao invés disso, o design precisa caber no novo tamanho da janela.
Clique aqui para acessar uma loja virtual com design responsivo e experimentar sua adaptabilidade.
ABAIXO OS SITES DUROS!
Conheça alguns recursos do Fastcommerce para facilitar a criação de sua loja virtual com design responsivo:
Implantação em um clique de modelo gratuito de loja virtual, com design responsivo e totalmente personalizável
Integração nativa aos consagrados frameworks Bootstrap e Zurb Foundation
Bibliotecas extensas e detalhadas de fontes e ícones vetoriais.
Lazy load de imagens, que são baixadas à medida que ficam visíveis pela rolagem da página.
Classe CSS em <body> diferenciada por contexto, de acordo com a página atual
Tag especial para incluir imagens SVG inline com base64, que permite menos http requests e estilização CSS facilitada
As seguintes opções estão disponíveis para pagamento dos pedidos feitos na loja virtual:
Cartões de crédito: Visa, MasterCard, American Express, HiperCard e Elo.
Cartões de débito: Visa Electron e MasterCard Maestro com autenticação 3DS 2.0.
Boleto bancário, exibido ao cliente no término do pedido.
Os boletos podem ser gerados pelos intermediadores ou adquirentes contratados pela loja.Pagamento com Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Emissão do QRCode Pix e do código copia-e-cola para chave Pix de qualquer instituição financeira. Integração nativa com o Pix do Mercado Pago, Yapay, Pagar.me e Brasil Cash, com alteração de status do pedido de forma automática de acordo com o retorno recebido do intermediador.
Depósito bancário identificado
Pagamento contra-entrega
Stone, adquirente de meios de pagamento autorizada pela Visa, MasterCard, Elo, Amex e Hipercard a credenciar lojistas, processar e autorizar transações de cartão de crédito com essas bandeiras, com taxas bastante atraentes para os lojistas.
Getnet, adquirente de meios de pagamento autorizada pela Visa, MasterCard, Amex, Elo e Hipercard a credenciar lojistas. A Getnet processa e autoriza transações de cartão de crédito com essas bandeiras, com taxas bastante atraentes para os lojistas. Existe também a opção de boleto bancário com a Getnet e o Santander.
Itaú Shopline, para transferências e crediário pelo Itaú
Banco do Brasil, para pagamentos com débito em conta, crediário e boleto bancário
PayPal com checkout na loja virtual: ao final da compra, o cliente verá uma página no site do PayPal, onde poderá se cadastrar ou utilizar sua conta existente, e escolherá a forma de pagamento de sua preferência
PayPal Express Checkout: o cliente é redirecionado para o site do PayPal antes do término do pedido na loja virtual. Desta forma, o cliente poderá se logar no PayPal e o pedido será concluído na loja virtual somente se a transação for aprovada pelo PayPal
API e-Commerce Cielo, sistema de autorização para cartões de crédito Visa, MasterCard, Amex, Hipercard, Elo e cartões de débito Visa Electon e MasterCard Maestro.
Cielo WebService, sistema de autorização para cartões de crédito Visa, MasterCard, Amex, Elo e cartões de débito Visa Electon e MasterCard Maestro.
Checkout Cielo, opção de checkout externo à loja, onde o cliente escolherá a forma de pagamento (cartão de crédito, cartão de débito ou boleto), informará os dados de seu cartão, bem como o parcelamento desejado no ambiente da Cielo.
e.Rede, autorização on-line de transações com cartões MasterCard, Hipercard, VISA, Elo e Amex. Opção de autenticação DataOnly e 3D Secure 2.0
MasterCard SecureCode, solução de autenticação que oferece mais segurança às transações feitas com cartão de crédito. Seu principal benefício é transformar transações remotas em transações de cartão presente, mediante autenticação do portador pelo emissor do cartão.
Checkout PagSeguro, que oferece um rápido, acessível e conveniente conjunto de pagamentos on-line. Inclui pagamentos com boleto, cartões de crédito (Visa, MasterCard, American Express, Hipercard, Elo) e transferências bancárias (Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco do Brasil).
PagSeguro Transparente, para compras com cartão de crédito e boleto bancário. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site do PagSeguro. Para comprar, o cliente não precisa ter conta no PagSeguro. Por isto, é dito que a transação é realizada de forma "transparente".
Checkout MercadoPago, a forma de pagamento fácil e segura do MercadoLivre, preferida por milhões de compradores e vendedores e também utilizada em lojas virtuais independentes do MercadoLivre. Inclui opções de pagamento com boleto e cartões de crédito (Visa, MasterCard, American Express, Hipercard, Elo). Além disso, o cliente pode usar o saldo de sua conta do MercadoPago.
MercadoPago Transparente, para compras com cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site do MercadoPago. Para comprar, o cliente não precisa ter conta no Mercadopago.
WebCheckout PayU, intermediador que abrange as principais formas de pagamento online, incluindo diversos cartões de crédito e várias opções de parcelamento. Inclui opções para pagamentos com boleto e cartões de crédito (Visa, MasterCard, Hipercard, American Express e Elo )
PayU Transparente, para compras com cartão de crédito e boleto bancário. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site da PayU. Para comprar, o cliente não precisa ter conta na PayU.
Pagar.me (v5) Transparente, para compras com cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site do Pagar.me. Para comprar, o cliente não precisa ter conta no Pagar.me.
Brasil Cash, para compras com cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para site externo.
PicPay, oferece flexibilidade de pagamento em sua loja online. Seu cliente pode escolher pagar com o saldo da carteira ou cartão de crédito e parcelar em até 12x pelo app PicPay. Ao final da compra, o cliente poderá abrir o PicPay em seu telefone para usar o código QR Code ou, se preferir, clicar em um link para realizar o pagamento no PicPay.
Yapay Transparente, para compras com cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site da Yapay. Para comprar, o cliente não precisa ter conta na Yapay.
iugu Transparente, para compras com cartão de crédito e boleto bancário. Os dados do cartão serão solicitados na própria loja virtual, sem redirecionamento do cliente para o site da iugu. Para comprar, o cliente não precisa ter conta na iugu.
O próprio lojista determina quais as formas estão disponíveis no site. É possível também definir os valores máximo e mínimo de pedido aceitos para cada forma de pagamento. Assim, apenas as formas de pagamento adequadas serão exibidas ao cliente no fechamento do pedido.
As lojas virtuais que desejarem poderão configurar formas de pagamento adicionais que estarão disponíveis apenas para seus clientes. Assim, é possível aumentar o conjunto existente de formas de pagamento do Fastcommerce, adicionando formas específicas da loja virtual. Pode-se também definir as formas de pagamento que cada cliente poderá utilizar e descontos individuais.
É possível definir descontos progressivos no frete e no valor da compra, de acordo com o total do pedido. Para estimular vendas à vista, pode-se também definir descontos apenas para os pagamentos recebidos à vista pelo lojista.
Algumas páginas de pagamento são exibidas em janelas popup, que poderão ser impedidas de abrir caso o navegador possua recurso anti-popup ativado. Para minimizar este problema, o Fastcommerce possui um exclusivo Mecanismo Anti-anti-popup. Caso a loja virtual utilize este recurso, as janelas serão exibidas no corpo da loja virtual e não em novas instâncias do navegador, evitando assim que um programa anti-popup impeça a abertura.
O Fastcommerce preenche a nota fiscal de pedidos liberados para remessa, informando os dados para serem impressos no layout de seu talonário.
Os dados para a nota fiscal são preparados para uso com o recurso de mala direta do Microsoft Word, em que dois arquivos são utilizados: um com os dados da nota fiscal (criado pelo sistema) e outro com as posições de impressão exata de cada campo no formulário de notas fiscais da loja virtual (criado pela loja).
Outra opção é utilizar os dados gerados para importação no sistema de notas fiscais utilizado pela loja virtual, ou adquirir sistemas que já estão integrados ao Fastcommerce.
Para cada produto, pode-se informar um percentual de ICMS, para que o sistema faça o cálculo automático deste imposto na nota fiscal.
E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de Marketing de Relacionamento. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas por organizações que se preocupam em manter um contato próximo com seu público.
Diferentemente do spam, que são indesejados, cada envio depende do consentimento do destinatário. O e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na divulgação de notícias da loja virtual, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões de aniversário e promoções de datas comemorativas (Natal, Dias das Mães, Dias dos Namorados etc).
Crie e gerencie campanhas de e-mail marketing a partir da lista de assinantes de newsletters da loja virtual. Pode-se enviar as mensagens para todos os assinantes ativos ou somente para os clientes selecionados a partir de diversos critérios de filtragem, como por exemplo o envio diário para aniversariantes.
Todas as lojas virtuais recebem um crédito inicial equivalente a mil mensagens. Utilize este saldo para conhecer o serviço gratuitamente. Clique aqui para ver os valores do serviço, que é pago à parte da mensalidade da loja virtual, na medida em que a loja virtual precisa de créditos para envio.
Filtros para envio personalizado
A lista de destinatários pode ser selecionada a partir de uma combinação de critérios:
Faixa etária
Faixa de valor do pedido
Sexo
Aniversariantes
Cidade
Tipo de cliente (Pessoa física / Pessoa Jurídica)
Faixa de dias do pedido mais recente
Cliente cadastrado há mais do que X dias
-
Grupos de envio: é possível agrupar os clientes para envio de campanhas de e-mail marketing segmentadas. Por exemplo, é possível executar utilitários de agrupamento para incluir em um mesmo grupo os clientes que mais fizeram compras na loja virtual e criar uma campanha de envio de cupons de desconto para estes clientes.
É possível também agrupar os clientes que compraram determinado produto para divulgar para estes o lançamento de um produto similar.
Pode-se também incluir em um mesmo grupo de envio os clientes que abandonaram cestas de produtos na loja virtual ou que tiveram pedidos cancelados, para criar campanhas específicas para estes clientes. Com estes recursos, é possível criar ações de marketing para converter em vendas pedidos cancelados e cestas abandonadas.

Modelos prontos
São mais de 20 modelos de mensagens prontas, que podem ser utilizados como base para a personalização. Entre os modelos prontos, estão alguns utilizados em datas comemorativas tais como:
Natal
Ano novo
Aniversário
Dia das mães
Dia dos pais
Dia das crianças
Dia dos namorados
Se preferir, é possível criar novas peças a partir do zero, ou fazer o design baseado na linha editorial da empresa ou na vitrine do site atual da loja virtual (ex: vitrine de Natal).
No design da campanha, é possível utilizar as tags especiais de produtos para que as informações sobre os produtos seja colhidas diretamente do banco de dados da loja virtual, ao iniciar o envio da campanha. Desta forma, somente produtos disponíveis na loja virtual e não esgotados serão incluídos na campanha, e os preços e demais dados estarão atualizados de acordo com o cadastro da loja virtual.
Frequência e qualidade do envio
É possível filtrar a lista de e-mails da campanha para evitar que o assinante receba mais do que uma mensagem da loja virtual em um determinado período, medido em horas ou em dias. Pode-se também filtrar a lista de e-mails para enviar mensagens somente para assinantes que abriram ou clicaram em alguma mensagem enviada pela loja virtual há menos do que determinado número de dias. Este bloqueio não se aplica se o assinante nunca recebeu mensagens das campanhas da loja virtual.
Os pedidos seguem um fluxo de estágios, que ajudam a organizar o atendimento aos clientes.
Os estágios se sucedem seguindo um fluxograma administrativo, permitindo que os pedidos sejam gerenciados por diversas equipes de atendimento (recepção, finanças, estoque, expedição).
Os estágios (status) que um pedido pode ter são:
-
novo· status inicial de todos os pedidos
-
cancelado· pedido cancelado por dados inválidos ou suspeita de fraude
· pedido cancelado por não pagamento
· pedido cancelado por solicitação do cliente -
em aprovação· aguardando pagamento de boleto
· aguardando depósito
· aguardando aprovação do cartão -
aprovado· pagamento realizado e recebido
· cartão aprovado -
pendente· problemas com relação ao pedido
· problemas de contato com o cliente
· produtos enviados com pendências -
liberado· Pedido pronto para ser embalado e enviado
-
remetido· produtos enviados sem pendências
Abaixo está a representação gráfica do fluxo de pedidos na loja virtual, que em lojas virtuais pequenas pode ser realizado por uma única pessoa e em operações maiores são feitas por dezenas de usuários em diversos departamentos. Em amarelo estão os departamentos que normalmente estão associados a cada status, e abaixo de cada um estão as respectivas atividades:
Organize os arquivos da loja virtual através do Gerenciador de Arquivos do Fastcommerce. É possível enviar, editar, renomear, baixar, visualizar ou remover arquivos.
O gerenciador de arquivos possui um recurso de filtro, que busca pelo nome do arquivo (por exemplo RODAPE*.PNG), o que facilita bastante a manutenção dos arquivos da loja virtual.
Também é possível enviar e receber arquivos compactados no formato ZIP. Após o envio (upload), os arquivos contidos no ZIP serão automaticamente descompactados na pasta atual.
Algumas operações podem ser feitas em conjunto, marcando os arquivos desejados e clicando nos links ao final da página. Pode-se, por exemplo, selecionar diversos arquivos para baixar, que serão automaticamente compactados em um arquivo ZIP e enviados ao usuário.

A loja virtual possui três pastas principais:
htm: contém arquivos de design (html e css) e javascript (js)
images: contém as imagens do design (svg, gif, jpg ou png)
prod: contém as imagens de produtos (svg, gif, jpg ou png)
Todas as pastas podem conter arquivos XML.
O protocolo utilizado pelo Gerenciador de Arquivos é o HTTPS, mais seguro e confiável que o protocolo FTP oferecido pelos provedores de hospedagem, pois utiliza criptografia no tráfego dos dados.

Para facilitar o gerenciamento dos arquivos da loja e organizar o trabalho em equipe, é possível utilizar o sincronismo com o GitHub. O serviço permite o versionamento de arquivos, ou seja, o controle das alterações feitas em cada arquivo e a recuperação de suas versões anteriores.
O GitHub é gratuito para projetos open source e públicos. Para projetos privados, a empresa oferece planos mensais bastante acessíveis.
O GitHub normalmente é utilizado em conjunto com o Git, que é um sistema gratuito de controle de versão.


Com o sincronismo ativado, todas as mudanças ocorridas nos arquivos do branch escolhido do repositório selecionado serão automaticamente enviadas para a loja. Desta forma é possível alterar os arquivos HTML da loja, javascripts, arquivos de design, fotos de produtos do seu computador e enviar de forma automática para o GitHub. Estes arquivos serão automaticamente enviados para as pastas de arquivos da loja virtual.
Com este recurso fica muito mais fácil enviar novos arquivos, alterar e apagar arquivos que não são mais utilizados, editando os arquivos em pastas do seu computador.
O Fastcommerce é um sistema aberto, que permite diversas formas de integração a sistemas externos, tais como ERPs, CRMs, shoppings virtuais e sites de comparação de preço. Diversas empresas desenvolvem seus produtos com módulos adicionais que utilizam um ou mais dos seguintes métodos de integração:
Integração via API
O Fastcommerce dispõe de uma detalhada API (Application Programming Interface), que é a forma preferencial para integrar sistemas externos à loja virtual. Esta API permite que aplicativos de backoffice façam o "controle remoto" da loja virtual, com métodos para o gerenciamento de produtos (inclusão, alteração e exclusão), acompanhamento de pedidos, execução de utilitários, extração de informações de clientes, parceiros, estatísticas de visitação etc.
Os dados são extraídos em tempo real, diretamente do banco de dados da loja virtual, com segurança EV SSL, que é o padrão superior da indústria e está entre os melhores disponíveis para transações comerciais seguras. O envio é sempre feito com HTTPS POST e o retorno é sempre em XML.
Clique aqui para acessar a documentação completa da Fastcommerce API.

Integração via arquivo CSV
A exportação de dados para integração com sistemas externos também pode ser feita através dos relatórios, que geram saídas em HTML ou XML, ou através dos utilitários que geram arquivos CSV. A importação de produtos também pode ser feita pelos utilitários que geram CSV, além do método ProductManagement da API.
É possível utilizar CSV para alterar os seguintes campos de pedidos em lote: status, observação curta e objeto dos Correios.
Esta é a forma como trabalham algumas das soluções prontas de ERP que já estão integradas ao Fastcommerce, oferecendo suporte às necessidades operacionais de empresas de todos os tamanhos e segmentos, incluindo contas a pagar/receber, fluxo de caixa, gestão de pedidos, emissão de NFs e controle de estoque.

Webhooks - Sistema de notificações
Um webhook é como um sistema de alerta personalizado para a sua loja virtual. É uma forma de comunicação entre diferentes sistemas, onde um sistema (no caso, a sua loja) notifica um outro sistema (por exemplo, seu ERP ou serviço de dropshipping) sempre que um evento específico ocorre.
Clique aqui para ver mais detalhes e como funciona na prática.
Clique aqui para acessar a documentação completa do sistema de notificações.
Lista de produtos em XML
É possível gerar a lista de produtos da loja virtual em XML, que pode ser utilizado por sistemas externos. Sites de comparação de preços e shoppings virtuais utilizam este recurso para atualizar seus cadastros de produtos diretamente a partir do banco de dados da loja virtual.
Caso a loja virtual tenha contratado divulgação em sites que listem seus produtos, basta informar ao suporte técnico destes sites o endereço que lista todos os produtos da loja virtual em XML, para que não seja necessário que o robô de indexação do site (webcrawler) faça visitas periódicas à todas as páginas de produtos da loja virtual.
Exemplo de XML padrão:
https://www.spdepartamentos.com.br/
XMLProdutos.asp?IDLoja=184
Exemplo de XML no formato do Google Merchant (Google Shopping):
É possível personalizar o XML para que este contenha somente algumas informações do produto.
Exemplo de XML personalizado:
Lista de produtos em formato JSON
É possível listar os produtos da loja virtual em formato JSON, para integração facilitada a sistemas externos.
Exemplo de JSON:
https://www.spdepartamentos.com.br/
XMLProdutos.asp?IDLoja=184&Format=3&
Type=JSON&Arq=MeuJSON.htm
Lista de produtos em formato CSV
É possível gerar a lista de produtos da loja virtual em formato CSV, que é uma lista de campos separados por vírgula. Esta lista pode ser facilmente importada para planilhas Excel e para bancos de dados, entre muitos outros possíveis usos.
Exemplo de CSV:
https://www.spdepartamentos.com.br/
XMLProdutos.asp?IDLoja=184&Format=3&
Type=TXT&Arq=MeuCSV.htm
O Fastcommerce tem integração facilitada com diversos produtos do Google, que são importantes ferramentas para acompanhar os acessos e incrementar as vendas da loja virtual:
Google Analytics
O Google Analytics é um serviço gratuito para acompanhamento da visitação de sites, que mostra como as pessoas encontraram e como navegaram pela loja virtual. Com estas informações, é possível melhorar a experiência dos visitantes e aumentar as vendas da loja virtual.
Clique aqui para mais informações sobre o Google Analytics.
Para implantar facilmente o Google Analytics 4 na loja virtual, o lojista deve criar uma conta no Google Analytics e preencher o campo Web Property ID no site administrativo.
Ao usar este recurso, os códigos javascript para acompanhamento de visitas, funil de compras e e-commerce do Google Analytics serão automaticamente incluídos na loja virtual.
Google Ads
Não importa o tamanho do orçamento de marketing da loja virtual, é fundamental utilizar a rede de publicidade do Google Ads. Quando as pessoas pesquisarem no Google usando uma de suas palavras-chave, seu anúncio poderá ser exibido próximo aos resultados de pesquisa, nas seções de Links patrocinados que ficam no topo, no rodapé e na barra direita das páginas de resultados da busca.
Clique aqui para mais informações sobre o Google Ads.
O Fastcommerce permite uma integração facilitada ao Google Ads, inserindo automaticamente o javascript de acompanhamento de conversão na página de pedido confirmado. Isto é fundamental para mensurar o retorno do investimento e fazer ajustes nos anúncios e nas palavras-chave anunciadas. Para isto, basta que o lojista preencha os campos Conversion ID e Conversion Label no site administrativo.
O remarketing permite alcançar pessoas que visitaram anteriormente seu site, exibindo anúncios relevantes à medida que navegam na web. A lista de remarketing representa as pessoas cujo interesse você quer recuperar com uma mensagem atraente.
Este sistema permite coletar diversas informações sobre os visitantes, para exibir a estas pessoas anúncios mais relevantes, maximizando seus investimentos no Google Ads.
O Fastcommerce permite uma integração facilitada ao remarketing do Google Ads, inserindo automaticamente o javascript da tag de remarketing nas páginas da loja virtual. Para isto, basta que o lojista marque o campo Remarketing e preencha o campo Remarketing Label para ativar a integração da loja virtual a este serviço.
Clique aqui para mais informações sobre remarketing no Google Ads.
Google Tag Manager (GTM)
O Google Tag Manager é o gerenciador de tags gratuito do Google, onde é possível criar e atualizar as tags de integração da sua loja virtual. É muito comum um cenário onde a loja deseja implementar diversas ferramentas de marketing para alavancar os resultados com marketing digital. Muitas dessas ferramentas exigem instalação de códigos javascript em determinadas páginas do site. Para muitos profissionais de marketing, isso exige o suporte de um desenvolvedor, o que pode atrasar as ações de marketing e prejudicar os resultados da empresa.
Como este cenário faz parte do dia a dia de muitas pessoas que trabalham com marketing, para ganhar flexibilidade e agilidade nesse processo, é possível utilizar o Google Tag Manager (GTM), uma ferramenta através da qual é inserido apenas um código no site e, a partir daí, é possível implementar diversos serviços sem precisar mais mexer no código. Ao centralizar toda a gestão de códigos no GTM, o time de marketing ganha autonomia para trabalhar, o que melhora a produtividade e reduz custos com TI. Além disso, se você já usa um grande número de tags no seu site, ao trocá-las pela tag única do GTM, a performance do site também irá melhorar.
Ao usar este recurso, os códigos javascript do Google Tag Manager assim como os códigos de eventos e informações de Data Layer serão automaticamente incluídos na loja.
Clique aqui para mais informações sobre o GTM.
Clique aqui para informações sobre eventos e Data Layer.
Google Programmable Search Engine (PSE)
Eleve a experiência de busca na sua loja com o serviço gratuito do Google PSE!
Encante seus clientes com resultados de busca mais precisos e relevantes, impulsionando as conversões e a fidelização.
O Google PSE está integrado ao Fastcommerce e oferece um corretor inteligente e uma busca poderosa que vão além das expectativas dos seus clientes:
- Resultados abrangentes e instantâneos: Acesse um universo de informações relevantes de toda a sua loja, incluindo produtos, notícias, categorias, avaliações de clientes e muito mais.
- Relevância impecável: A inteligência do Google garante que os resultados mais precisos e úteis sejam exibidos para cada cliente, aumentando as chances de encontrar o que procuram rapidamente.
- Experiência personalizada: A busca se adapta ao contexto de cada cliente, considerando seu histórico de compras, navegação e interesses, oferecendo sugestões personalizadas e aumentando a satisfação.
- Integração perfeita: Os resultados da busca do Google PSE são exibidos no fim das páginas de resultados da busca de produtos e notícias da loja, proporcionando uma experiência fluida e intuitiva.
Com o Google PSE, você:
- Aumenta as conversões: Clientes que encontram o que procuram com mais facilidade compram mais.
- Melhora a fidelização: Clientes satisfeitos com a experiência de busca voltam e compram mais vezes.
- Fortalece sua marca: Uma experiência de busca excepcional contribui para a imagem de marca confiável e inovadora.
Experimente o Google PSE e comprove a diferença!
Mais integrações ao ecossistema do Google
O sistema tem integração com muitos outros produtos do Google. Seguem alguns exemplos:
- É possível enviar os produtos da loja para o Google Shopping através do Google Merchant Center.
- Seu cliente pode fazer login na loja virtual de forma segura, rápida e conveniente utilizando sua conta do Google. Conheça o login social do Google.
- O Google reCAPTCHA é um serviço sem custo financeiro que protege sites contra spam e abuso. Ele usa técnicas avançadas de análise de risco para diferenciar humanos e bots. Ele é usado de forma transparente para validar os acessos à loja.
O Fastcommerce tem integração facilitada com diversos produtos do Facebook, que são importantes ferramentas para acompanhar conversões, segmentar audiência e obter informações relevantes sobre como as pessoas navegam pela loja.
API de conversões da Meta (Facebook)
A API de Conversões foi desenvolvida para criar uma conexão direta entre os seus dados de marketing e os sistemas que ajudam a otimizar o direcionamento de anúncios, reduzir o custo por ação e mensurar resultados nas tecnologias da Meta.
O que é a API de Conversões?
A API de Conversões permite que a loja compartilhe dados diretamente do servidor, em vez de depender de dados limitados de navegadores da web. Essa ferramenta é uma das tecnologias da Meta criadas para aprimorar a privacidade (PETs) que oferecerão suporte à próxima geração de publicidade digital. Quando combinada com o pixel, essa conexão de dados mais sólida capacita a loja a otimizar melhor o direcionamento e a personalização de anúncios, diminuir o custo por ação e mensurar com mais precisão o desempenho da campanha.
Clique aqui para ver mais detalhes sobre a API de conversões.

Lista dos eventos que são disparados pelo servidor usando a API da Meta:
- ViewContent
- Search
- AddToWishlist
- AddToCart
- InitiateCheckout
- AddPaymentInfo
- CompleteRegistration
- Purchase
- Contact
Pixel da Meta
Essa integração é feita através da inclusão de um pixel invisível em todos as páginas da loja. Com esta inclusão é possível acompanhar conversões, "criar públicos" para segmentar a audiência e obter diversas informações de importância estratégica sobre a visitação da loja.
Para implantar facilmente o Pixel da Meta na loja virtual, preencha o campo Pixel da Meta no site administrativo com o número de identificação do pixel fornecido pelo Facebook. Desta forma, os códigos javascript para acompanhamento de visitas e conversão do Facebook serão automaticamente incluídos na loja.
Clique aqui para mais informações sobre o Pixel Meta.
Catálogo de produtos
Com o catálogo de produtos e a inclusão do Pixel Meta, a loja poderá mostrar anúncios dinâmicos para seus visitantes.
O catálogo também permite utilizar o Botão Salvar para produtos do Facebook e vender pelo Instagram Shopping. Com este botão, o visitante pode salvar itens ou serviços em uma lista particular no Facebook, compartilhá-los com os amigos e receber notificações relevantes. Por exemplo, o cliente pode salvar o link de uma peça de roupa e depois voltar a essa lista para adquirir o item ou para receber um aviso quando esse item estiver em promoção.
Caso a loja configure o catálogo de produtos, quando o cliente clicar em Salvar no Facebook e estiver no contexto de um produto específico, o Facebook salvará na aba Produtos do perfil do visitante e exibirá as informações do produto que ele já coletou através do catálogo.
Veja exemplo de como montar uma URL para informar no catálogo de produtos do Facebook com o feed de produtos de sua loja.
- Como vender pelo Instagram Shopping
- Loja Facebook: venda diretamente do Facebook!
- Login na loja com a conta do Facebook
- Integração com os plugins Facebook
O Fastcommerce tem integração facilitada com produtos do Pinterest, que são importantes ferramentas para acompanhar conversões, segmentar audiência e obter informações relevantes sobre como as pessoas navegam pela loja.
Códigos de evento do Pinterest
O código de eventos do Pinterest é um código que permite rastrear as ações dos usuários em sua loja virtual e otimizar suas campanhas publicitárias no Pinterest. Com o código de eventos do Pinterest, você pode rastrear conversões e otimizar seus anúncios para alcançar as pessoas que são mais propensas a realizar ações valiosas em seu site.
Lista dos eventos que são inseridos no código fonte da loja:
- pagevisit
- viewcategory
- addtocart
- signup
- initiatecheckout
- addpaymentinfo
- checkout
Catálogo de produtos
O catálogo de produtos do Pinterest é uma ferramenta que permite às empresas exibir seus produtos em anúncios no Pinterest. Ele pode ser carregado automaticamente através de feed XML, que contém informações sobre os produtos, como nome, descrição, preço e imagem. Depois que o catálogo é criado, as empresas podem usá-lo para criar anúncios que são exibidos para usuários do Pinterest que se enquadram no público-alvo definido pela empresa.
Para rastrear as ações dos usuários em relação aos produtos e fornecer informações valiosas sobre o desempenho dos anúncios, a empresa precisa instalar o código de eventos do Pinterest em sua loja virtual. Esse código permite que o Pinterest rastreie quando um usuário clica em um anúncio e é redirecionado para a loja virtual, quando um usuário adiciona um produto ao carrinho ou quando um usuário finaliza uma compra.
Com essas informações, as empresas podem otimizar suas campanhas de anúncios, ajustando a segmentação de público e o conteúdo do anúncio para maximizar o retorno sobre o investimento. Em resumo, o catálogo de produtos do Pinterest é uma ferramenta poderosa para as empresas alcançarem novos clientes e aumentarem as vendas online, e sua integração com o feed XML facilita a atualização automática e a manutenção atualizada dos produtos anunciados.
Impulsione suas vendas no TikTok com o integração nativa do Fastcommerce! Nossa plataforma oferece integração completa com as ferramentas do TikTok, permitindo que você acompanhe de perto o desempenho de suas campanhas, segmente seu público e obtenha insights valiosos sobre o comportamento dos seus clientes.
Pixel do TikTok
Descubra o poder do Pixel do TikTok e aumente suas vendas!
O Pixel do TikTok é uma ferramenta poderosa que te ajuda a entender melhor o comportamento dos seus clientes e a criar campanhas mais eficazes. Com ele você pode:
- Acompanhar a jornada de compra: Saiba exatamente como os seus clientes interagem com seus produtos e quais são os pontos de atrito.
- Criar públicos personalizados: Encontre novos clientes com características semelhantes aos seus melhores compradores.
- Otimizar seus anúncios: Melhore o desempenho das suas campanhas e alcance um público mais relevante.
- Mensurar seus resultados: Acompanhe de perto o retorno sobre o investimento (ROI) das suas ações no TikTok.
Com o Fastcommerce, instalar e configurar o Pixel do TikTok é fácil e rápido. Integre os dados coletados pelo Pixel às demais funcionalidades da plataforma e obtenha insights valiosos para impulsionar seu negócio.
Clique aqui para saber mais sobre o Pixel do TikTok.
Clique aqui para começar a usar o Pixel do TikTok no Fastcommerce.
API de eventos do TikTok
Domine suas estratégias de marketing no TikTok com a API de Eventos!
A API de Eventos do TikTok é a ferramenta ideal para você que busca otimizar suas campanhas e entender profundamente o comportamento dos seus clientes. Ao conectar sua loja virtual ao TikTok através da API, você poderá:
- Rastreie cada etapa da jornada do cliente: Desde a visualização de um produto até a finalização da compra, acompanhe de perto cada interação e identifique oportunidades de melhoria.
- Crie públicos personalizados: Direcione seus anúncios para usuários que já demonstraram interesse nos seus produtos, aumentando as chances de conversão.
- Otimize seus funis de vendas: Identifique os pontos de atrito e tome medidas para reduzir o abandono de carrinhos e aumentar as vendas.
- Tome decisões de marketing mais assertivas: Com dados precisos e em tempo real, você poderá ajustar suas estratégias e alcançar melhores resultados.
Como funciona?
A API de Eventos permite que você envie informações sobre ações importantes do seu cliente diretamente para o TikTok. Por exemplo, quando um usuário adiciona um produto ao carrinho, a API envia essa informação para o TikTok, que pode então utilizar esse dado para criar um público personalizado e exibir anúncios mais relevantes para esse usuário.
Eventos Rastreados:
- Visualização de produtos: Quando um usuário visualiza um produto.
- Pesquisas: Quando um usuário realiza uma pesquisa.
- Adição à lista de desejos: Quando um usuário adiciona um produto à lista de desejos.
- Adição ao carrinho: Quando um usuário adiciona um produto ao carrinho.
- Início do checkout: Quando um usuário inicia o processo de checkout.
- Adição de informações de pagamento: Quando um usuário adiciona suas informações de pagamento.
- Conclusão do cadastro: Quando um usuário conclui o cadastro.
- Realização de um pedido: Quando um usuário finaliza uma compra.
- Contato: Quando um usuário entra em contato com a sua loja.
Clique aqui para começar a utilizar a API de Eventos do TikTok e impulsionar seus resultados!
Catálogo de produtos
Impulsione suas vendas no TikTok com o catálogo de produtos!
Nosso sistema integra-se perfeitamente ao catálogo do TikTok, permitindo que você:
- Aumente suas vendas: Destaque seus produtos em vídeos, crie anúncios personalizados e direcione o tráfego diretamente para sua loja virtual.
- Melhore a experiência do cliente: Facilite a descoberta de produtos relevantes e ofereça uma jornada de compra mais completa.
- Otimize suas campanhas: Tome decisões de marketing mais assertivas com base em dados detalhados sobre o desempenho de cada produto.
- Alcance novos clientes: Crie campanhas de retargeting e explore novas audiências com interesses semelhantes.
Com o Fastcommerce, você terá tudo o que precisa para vender mais no TikTok! Simplificamos a gestão do seu catálogo e potencializamos seus resultados.
Através dele, é possível:
- Marcar e exibir produtos específicos em vídeos: Ao marcar um produto em um vídeo, você adiciona um link para a página de compra e informações relevantes sobre o item, facilitando a decisão de compra do seu público.
- Criar anúncios com recomendações personalizadas: Com base nos dados do seu catálogo, o TikTok pode gerar anúncios personalizados para cada usuário, aumentando as chances de conversão.
- Obter insights sobre o desempenho dos seus produtos: O catálogo oferece métricas detalhadas sobre o desempenho de cada produto, como visualizações, cliques e vendas, ajudando você a otimizar suas estratégias de marketing.
O Fastcommerce tem integração facilitada com diversos produtos do Google, que são importantes ferramentas para acompanhar os acessos e incrementar as vendas de qualquer loja virtual:
Google Shopping (Google Merchant Center)
É possível gerar XML no formato exigido pelo Google para integrar o cadastro de produtos da loja virtual ao Google Shopping. Este site é muito mais do que um comparador de preços: permite a criação de listas de presentes, listas de compras, avaliação de produtos pelos usuários, resenhas, histórico de navegação etc.
Clique aqui para ver exemplo de XML de produtos, gerado automaticamente pelo Fastcommerce no formato do Google Shopping. Veja abaixo como serão divulgados alguns destes produtos no Google Shopping:

O Fastcommerce permite ao lojista publicar conteúdo (produtos, categorias e notícias) a partir do site administrativo da loja virtual no perfil da loja virtual Facebook e X. O Fastcommerce permite também o uso de tags especiais que foram criadas para facilitar a integração da loja virtual às redes sociais. Estas tags devem ser inseridas nos arquivos HTML personalizados pela loja virtual e serão dinamicamente substituídas por funcionalidades específicas:
Tags especiais de compartilhamento do Facebook, X e Pinterest. Estas tags são substituídas pelos ícones das redes, que poderão ser clicados pelo visitante para compartilhar a página visitada no seu perfil de cada rede. É possível também personalizar estes ícones.
Plug-ins sociais do Facebook: substituídas pelo código do Facebook que exibirá um social plugin do Facebook. Estas tags são utilizadas para que o visitante possa comentar, recomendar, curtir ou enviar a página visitada para seu perfil no Facebook.
É possível também utilizar o plugin Salvar produtos, onde o visitante pode salvar o produto em uma lista particular no Facebook, compartilhá-los com os amigos e receber notificações relevantes. Por exemplo, o cliente pode salvar o link de uma peça de roupa e voltar a essa lista para adquirir o produto futuramente ou para receber um aviso quando esse item estiver em promoção.
Todos os plug-ins sociais do Facebook podem ser utilizados. Entre eles destacamos o comments, que permite que o visitante comente a página em seu mural. Este comentário pode ser mediado pela loja virtual e publicado na respectiva página, que pode ser um produto, um hotsite ou uma notícia da empresa. Clique aqui para ver os plug-ins mais indicados para lojas virtuais.<TwitterProfile>: substituída pelo código do X que exibirá uma caixa com os tweets mais recentes do perfil da loja virtual no X. Para utilizar esta tag, é necessário autorizar publicações através do botão de autorização da seção Twitter da página Dados da loja virtual. É possível personalizar as cores desta caixa.
O Facebook é a rede social que mais cresce em todo o mundo, e em especial no Brasil. Nenhuma loja virtual pode ignorar seu potencial para alavancar negócios e vendas.
O Facebook oferece diversos canais de divulgação. As publicações podem ser feitas no mural do perfil do usuário, em fan pages específicas ou em sites institucionais hospedados no Facebook.
No Fastcommerce é possível também publicar conteúdo no Facebook através do site administrativo da loja virtual. A publicação é feita pelo ícone do Facebook na ficha de cada categoria, produto ou notícia da loja virtual. Antes da primeira publicação, é necessário autorizar publicações. Esta autorização é solicitada ao Facebook através do protocolo OAuth. Veja a sequência abaixo, que ilustra este processo:
1) Ícone do Facebook na ficha de cadastro do produto:

2) Tela de publicação do produto:

3) Produto publicado na página da loja no Facebook via site administrativo:
É possível também que o visitante compartilhe produtos e outras páginas da loja virtual com os seus amigos nas redes sociais, mesmo que a loja virtual não utilize o Facebook:
1) Ícone do Facebook na página de detalhe do produto:
2) Tela para compartilhar no Facebook:

3) Perfil do visitante no Facebook:

X
Seguir e ser seguido: parece simples, mas aparecer com destaque no X é uma arte desejada por muitos mas dominada por poucos.
Este "microblog" continua conquistando adeptos aos milhões. E o segredo para obter o melhor retorno deste canal resume-se em duas palavras: regularidade e relevância. Regularidade para manter o fluxo constante de novidades, mas sem excessos. E relevância para publicar conteúdo que realmente agrade ao seu público: novidades importantes sobre seus produtos, lançamentos interessantes e promoções matadoras.
No Fastcommerce é possível publicar conteúdo (produtos, categorias e notícias da loja virtual) no X através do site administrativo da loja virtual. Antes da primeira publicação, é necessário autorizar publicações. Esta autorização é solicitada ao X através do protocolo OAuth. Veja o passo-a-passo:
1) Ícone do X na ficha de cadastro do produto:

2) Tela de publicação do produto:

3) Produto publicado no perfil da loja virtual no X via site administrativo:

É possível também que o visitante compartilhe produtos e outras páginas da loja virtual com os seus amigos nas redes sociais, mesmo que a loja virtual não utilize o X:
1) Ícone do X na página de detalhe do produto:

2) Tela para compartilhar no X:

3) Perfil do visitante no X:

A maioria dos visitantes de uma loja virtual sai sem se identificar ou fazer pedidos. A ShopTarget (shoptarget.com.br) é um serviço da empresa ShopBack que permite enviar mensagens automáticas para estes visitantes não identificados.
Podem ser enviadas diversas mensagens para cada visitante, em diversos momentos. Por exemplo, é possível enviar uma mensagem no dia seguinte à visita, para oferecer um cupom de desconto. Outra mensagem pode ser enviada uma semana depois da visita, para ofertar determinados produtos.
A ShopBack envia automaticamente para o visitante mensagens personalizadas e convidativas para retorno ao site. Os envios são feitos não só para os usuários logados, mas também até 35% dos desconhecidos que navegam no site.


Fazer o login utilizando uma conta do Google ou do Facebook é uma forma segura, rápida e conveniente dos clientes fazerem login na loja virtual.
Utilizando este recurso o visitante poderá criar uma conta na loja virtual de forma fácil e rápida, sem ter que criar (e possivelmente esquecer) uma senha. Isto pode aumentar significativamente a conversão da loja.
Principais benefícios:
Praticidade com um login fácil e rápido
Aumento no número de cadastros de clientes
Aumento das vendas
Melhora importante no grau de confiança e satisfação do cliente

O Fastcommerce permite o envio de mensagens padronizadas ao cliente, para comunicá-lo sobre o andamento de seu pedido.
Para facilitar, estão disponíveis diversas mensagens prontas para os pedidos de cada status (novo, em aprovação, aprovado, remetido etc). Os textos sugeridos podem ser modificados antes do envio.
Pode-se também criar novas mensagens padronizadas com o uso de tags especiais. Estas tags serão substituídos por conteúdo obtido do banco de dados da loja virtual, permitindo criar mensagens dinâmicas, sempre atualizadas com as informações sobre clientes e pedidos.
Estas mensagens da loja podem ser enviadas em formato HTML ao invés de texto puro. O formato HTML permite a personalização do design do e-mail, incluindo cores, imagens, logotipos e fontes.
É possível também enviar mensagens prontas para o WhatsApp do seu cliente pela ficha do pedido.
Cada mensagem está associada a um status de pedido. É possível também associar cada mensagem a uma determinada forma de pagamento e tecnologia utilizada para aprovação de cartões de crédito. Desta forma, as mensagens serão exibidas na ficha do pedido de acordo com a forma de pagamento daquele pedido. Também é possível selecionar quais mensagens prontas ficarão disponíveis, ocultando mensagens que nunca são utilizadas pela loja virtual.
Clique aqui para ver mais informações sobre a criação de mensagens personalizadas para que o cliente possa acompanhar o andamento de seu pedido.

As mensagens da loja podem ser enviadas em formato HTML ou em texto puro.
O formato HTML permite a personalização do design do e-mail, incluindo cores, imagens, logotipos e fontes.
O design das mensagens personalizadas para cadastro de clientes e pedidos será obtido dos arquivos html configurados pela loja.
É possível também utilizar outros arquivos de personalização de mensagens, como por exemplo a personalização de mensagens de contato da loja. Clique aqui para ver os detalhes sobre estes arquivos e sobre as tags especiais de personalização das mensagens.
Estas tags especiais serão processadas e substituídas por conteúdo obtido do banco de dados da loja, para criar mensagens dinâmicas e sempre atualizadas com as informações sobre clientes, pedidos etc.

O Fastcommerce é a primeira plataforma de comércio eletrônico 3-em-1 do mercado. A loja virtual pode ser apresentada de 3 maneiras diferentes, de acordo como ela é acessada: diretamente pelo computador, via smartphone ou no Facebook.
O Fastcommerce permite também o envio mensagens SMS para que o cliente acompanhe o andamento de seu pedido ou para avisá-lo sobre a disponibilidade de um determinado produto, caso este tenha solicitado este acompanhamento (opt-in).
Design Mobile
Cada vez mais clientes utilizam dispositivos móveis (celulares, smartphones, etc) para navegar pela Internet e fazer suas compras em lojas virtuais adaptadas ao seu aparelho.
É possível criar conteúdo e design específicos para estes aparelhos, que têm recursos limitados em seu navegadores web, especialmente devido à baixa resolução de tela.
Marque o campo Mobile design da página Dados da loja virtual do site administrativo para ativar este recurso. Desta forma, sempre que o acesso à loja virtual for feito a partir de dispositivo móvel, será apresentado um design diferenciado:

SMS (torpedos) de acompanhamento
Mensagens SMS (Short Message Service) são textos curtos enviados para dispositivos móveis (telefones celulares, smartphones, iPhone, etc). Estas mensagens são popularmente conhecidas como torpedos.
É possível enviar mensagens SMS para que o cliente acompanhe o andamento de seu pedido ou para avisá-lo sobre a disponibilidade de um determinado produto, caso este tenha solicitado este acompanhamento (opt-in).
A formatação e o envio da mensagem SMS é feita para celulares das principais operadoras de celular do Brasil (Vivo, Claro, Oi, Tim). A tarifa por SMS é a mesma, independente da operadora de destino.
O envio ocorre somente no período entre as 9:00 e as 18:00. Mensagens solicitadas fora deste horário são automaticamente programadas para envio no início do próximo período de envio.

O Fastcommerce é a primeira plataforma de comércio eletrônico 3-em-1 do mercado. A loja virtual pode ser apresentada de 3 maneiras diferentes, de acordo como ela é acessada: diretamente pelo computador, via smartphone ou no Facebook.
O Fastcommerce permite também o envio mensagens SMS para que o cliente acompanhe o andamento de seu pedido ou para avisá-lo sobre a disponibilidade de um determinado produto, caso este tenha solicitado este acompanhamento (opt-in).
Design Facebook
Cada vez mais as empresas utilizam o Facebook para publicar notícias e novidades sobre seus produtos. Se a empresa tem uma loja virtual, em geral os posts contêm links que levam para a página do produto, fora do Facebook.
E que tal publicar a loja virtual inteira e vender diretamente no Facebook, sem sair da rede social? No Fastcommerce, isto é possível. Em poucos passos, a loja virtual estará disponível dentro do Facebook, onde o visitante poderá ver os lançamentos, promoções e fazer pedidos.
Ao publicar a loja virtual no Facebook, o design da loja virtual fora do Facebook não é afetado. Ou seja, a loja virtual pode ter mais um design independente, adaptado para o Facebook. Clique aqui para acessar uma loja virtual de exemplo.
Os acessos à internet usando celulares já são maioria em muitas lojas virtuais. Isto ocorre porque o uso destes dispositivos faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Segundo dados do IBGE, a cada 5 lares brasileiros, 4 deles acessam a internet através de smartphones. Só que em grande parte dos sites a experiência de uso e a velocidade de navegação ainda deixam muito a desejar nos acessos pelo celular.

Haja paciência para navegar!
Muitos sites simplesmente não estão preparados para a tela pequena do celular. Não dá para ler os textos sem dar zoom ou sem virar o aparelho. É difícil clicar nos links desejados, que são pequenos demais ou estão muito próximos uns dos outros. Não é possível usar o menu de navegação do site, que não abre pois funciona somente com mouse mas não com toques na tela. E o pior, muitas páginas demoram uma eternidade para carregar, especialmente se o acesso não for com wifi. Além disso, visitar estes sites consome muito do plano de dados do visitante. Tudo isto desestimula os acessos com celulares em lojas virtuais não preparadas para estes dispositivos.
O maior problema é que visitantes que acessam páginas que demoram para carregar normalmente desistem de esperar e partem para outro site que seja mais rápido. A cada página demorada, um potencial cliente é perdido!

O Google trouxe a solução!
Em 2015, o Google passou a priorizar em seus resultados de buscas os sites mais bem preparados para celulares, e agora esta priorização ocorre mesmo nas buscas feitas em computadores.
Este foi um grande estímulo para que muitos sites fossem adaptados para mobile. Entretanto, muitas destas adaptações não foram feitas da maneira correta. Muitas lojas virtuais ditas mobile friendly não são de fato amigáveis para os acessos com celulares, pois ainda são muito lentas e às vezes não carregam corretamente em tela pequena.

Mais recentemente, o Google lançou um projeto inovador chamado AMP (Accelerated Mobile Pages). Seu principal objetivo é acelerar a navegação web, principalmente nos acessos feitos por smartphones. O AMP garante a melhor performance possível de navegação, mesmo para quem está acessando sem banda larga, como por exemplo, usando rede 2G ou 3G. Os visitantes usando celulares antigos também notarão que os sites adaptados ao AMP carregam mais rapidamente. Em média, uma pagina AMP carrega em menos de um segundo e transfere 10x menos dados!
Nas buscas feitas pelo smartphone, o Google exibirá um ícone de raio ao lado dos sites compatíveis com o AMP. Ao clicar nestes sites, a abertura da página é praticamente instantânea!
Que tal experimentar agora? Faça uma busca de teste usando seu celular. Em seguida, clique nos resultados com o ícone do AMP e compare com a velocidade de carregamento dos sites sem este ícone. A diferença é de cair o queixo!
Como o AMP faz sua mágica?
Ao disponibilizar uma versão da loja virtual compatível com o AMP, seu conteúdo será carregado da forma mais rápida possível ao ser acessado por celulares. Isto ocorre porque cada página AMP é cacheada, publicada e distribuída no CDN (Content Delivery Network) do Google, de forma mundial, diminuindo a latência de rede e usando a potência distribuída dos servidores do Google. O Google cacheia as páginas AMP, incluindo suas imagens e fontes de texto, que geralmente são os arquivos mais pesados.
Para garantir a melhor experiência do visitante, as páginas compatíveis com o AMP devem seguir as diretrizes do projeto. Isto inclui remover todo o javascript, exceto os componentes do AMP HTML. Cada página precisa ser aprovada pela validação do AMP para que seja indexada pelo Google e assim ser exibida com destaque nos seus resultados de buscas.

Como publicar uma loja virtual no AMP?
O Fastcommerce é a primeira plataforma a disponibilizar nativamente uma versão de design das lojas virtuais otimizada para AMP.
No Fastcommerce é muito fácil criar a versão AMP da loja virtual, para aproveitar este importante diferencial, destacando a loja da sua concorrência nas buscas feitas no Google.
Clique aqui para ver mais informações sobre este recurso gratuito, incluindo os passos para publicar rapidamente sua loja com design AMP.
Conheça nosso case no site oficial do AMP
Em reconhecimento aos resultados obtidos pelas lojas do Fastcommerce que publicaram seus designs no AMP, o Google publicou um estudo de caso no site oficial do Projeto AMP.
Em menos de um ano nossas lojas publicaram 2 milhões de páginas AMP. Estas páginas carregam 2,5 vezes mais rápido, o que se traduziu em um crescimento de 15% nas vendas mobile das lojas participantes.
Clique aqui para ver nosso case exclusivo publicado no site oficial do Google AMP.
Crie sua loja no Fastcommerce e AMPlifique suas vendas!
É possível cadastrar um número ilimitado de usuários do site administrativo da loja virtual, com diferentes níveis de acesso. Pode-se definir estes níveis de acordo com o departamento do usuário ou de acordo com as funções exercidas pelo mesmo.
Ex: Usuários da expedição da loja virtual visualizam somente os pedidos liberados ou remetidos. Estes usuários não têm acesso aos dados financeiros dos clientes, tais como o número do cartão de crédito.
Um dos usuários é definido como administrador geral e não pode ter suas permissões alteradas.
O histórico de alterações realizadas nos produtos, clientes e pedidos fica gravado em logs de auditoria, que indicam os dados anteriores à mudança, o usuário e a data/hora das alterações.
One-Time Password (OTP)
O acesso ao site administrativo é protegido pela senha do usuário. Para evitar que esta senha seja descoberta, é importante que ela tenha 10 ou mais caracteres e misture letras, números e caracteres especiais (ex: @!$*~).
Mesmo com estes cuidados, sua senha ficará exposta a terceiros se você acessar o site administrativo através de um computador infectado por um vírus ou programa malicioso criados com esta finalidade. Para evitar que isto ocorra, é possível acrescentar um nível adicional de autenticação do usuário, que é a solicitação de uma senha descartável (One-Time Password ou OTP). Esta senha é gerada por um aplicativo gratuito de OTP instalado em seu celular e só pode ser utilizada uma vez, em um curto período após a sua geração.
Para acessar o site administrativo, o usuário que tiver este recurso habilitado terá que informar sua senha normal e em seguida terá que digitar a senha descartável, gerada pelo aplicativo OTP instalado em seu celular. Se esta senha de uso único for capturada por terceiros, ela será inútil pois não poderá ser utilizada novamente.
Existem aplicativos gratuitos de OTP para iPhone, Android, Blackberry, Motorola, Nokia, Sony etc.
Clique aqui para ver o passo-a-passo para habilitar o OTP nos acessos ao site administrativo.

O testemunho de clientes é um dos melhores estímulos para as vendas da loja virtual. Por esta razão, as melhores lojas virtuais permitem que o cliente opine sobre os produtos, e esta opinião pode ser vista pelos demais visitantes.
Este recurso também faz com que o comprador retorne mais vezes à loja virtual, para acompanhar as opiniões de outras pessoas que compraram o mesmo produto e para dar seus relatos e experiências com o produto ao longo do tempo.
Os produtos da loja virtual podem ser avaliados somente pelos clientes cadastrados, através de links existentes nas páginas de detalhes de cada produto.

As opiniões poderão ser liberadas pelo lojista, suspensas ou definitivamente removidas do banco de dados, individualmente ou em conjunto.
É possível configurar o sistema para que as opiniões sejam automaticamente publicadas na loja virtual, sem moderação ou pré-censura. Recomendamos não utilizar esta política, para controlar melhor o nível das avaliações. Se preferir, o administrador também pode solicitar o recebimento de mensagem comunicando sobre cada nova opinião enviada por cliente e que precisa ser liberada posteriormente.
As opiniões são acompanhadas de nota de 1 a 5, simbolizada por um ícone personalizável. Utilize os exemplos à direita ou crie um ícone de acordo com o design e o segmento da loja virtual (ex: corações para sex shops).

O sistema exibe também a média das notas recebidas pelo produto, junto com um link para que o cliente dê também a sua opinião. Clique nas imagens à direita para ver exemplos.
Se a loja virtual optar por ativar este recurso, é importante publicar uma política de uso na página de informações da loja virtual. O sistema inclui uma política sugerida, que pode ser utilizada como base.
Este recurso permite que o cliente crie uma lista com os produtos que deseja comprar ou acessar posteriormente.
O cliente pode usar a lista de desejos para criar uma página personalizada com os produtos que selecionou. O link para esta lista poderá ser enviado para amigos, para informar os presentes que gostaria de ganhar de aniversário, por exemplo.
A lista de desejos poderá ser acessada pelo computador ou celular. O cliente poderá também publicar o link para esta lista nas suas redes sociais, para ajudar os amigos que querem presenteá-lo mas não sabem como.
Para acessar sua lista de desejos, o cliente terá que se logar com sua senha ou através de login social do Google ou do Facebook. Em seguida, basta clicar no item Lista de desejos do menu esquerdo.
Por segurança, o cliente poderá configurar o tempo de validade do link da lista de desejos que enviará aos seus amigos. Por exemplo, o cliente pode escolher que o link seja válido somente por 15 dias.


Para adicionar um produto na lista de desejos, basta que o cliente clique no botão Adicionar na lista de desejos que fica próximo a cada produto.
