Como divulgar minha loja virtual?

Diferente de uma loja física em uma loja virtual você não tem pessoas passado na frente da sua vitrine, por isso divulgar o seu e-commerce é essencial para a sobrevivência do negócio.

Há vários recursos que você pode utilizar para divulgar a loja virtual: campanhas, brindes, e-mail marketing, personalização do layout, ofertas direcionadas, mídias sociais dentre outros. A vantagem de anunciar na internet é que você pode explorar canais de grande visibilidade, além de direcionar anúncios específicos para públicos segmentados por localização, faixa etária, gênero, interesses, dentre outros.

Veja como investir nos canais mais tradicionais:

Mídias Sociais

Antes de investir nas mídias sociais é interessante se perguntar em quais redes sociais o seu público-alvo está. O Pinterest por exemplo, conta com um público mais restrito e talvez não entreguem o retorno esperado à marca.

As mídias sociais que geram mais engajamento geralmente são o Facebook, X e Instagram.

YouTube

Oferecendo diferentes opções de publicidade, o YouTube atende tanto as marcas que querem investir alto, quanto quem não tem muita verba.

Google AdWords

Facebook e YouTube são dois ótimos canais de publicidade para aumentar a visibilidade da marca e conquistar consumidores que nem mesmo estavam pensando em comprar. Já com o Google AdWords, é possível levar um usuário que já tem alguma ideia do que quer direto a você.

O raciocínio é simples: quem procura, usa o Google. Então, por que não usar o próprio Google para anunciar? Com as palavras-chave certas, você pode conseguir altas taxas de conversão e resultados significativos para o negócio.

O valor inicial de investimento fica a critério do anunciante. Os resultados dependem do bom uso das ferramentas, principalmente, do uso correto das palavras-chave. Por isso, para um bom retorno sobre o investimento (ROI), é importante contar com um bom profissional para gerenciar a conta do AdWords.

Blogs

Uma boa opção para quem não dispõe de qualquer verba para investir em publicidade é manter um blog.

Aliado à publicidade online, o marketing de conteúdo é fundamental para captação de usuários. O blog pode ser usado como um espaço para abordar assuntos que têm relação com a marca, atraindo consumidores em potencial e ajudando na divulgação dos produtos e serviços oferecidos.

Além de manter um blog, uma boa dica é ficar de olho em outros blogs e sites do mesmo nicho ou segmento de mercado. Os chamados guest posts ou posts de convidados são uma ótima estratégia para estabelecer parcerias e gerar fluxo para o seu próprio blog ou site.

Banners e anúncios em blogs também são boas alternativas. Com custos muito mais baixos do que os praticados em grandes portais, a publicidade em blogs do mesmo segmento pode ser muito eficiente, já que atinge um público mais específico e, por isso, mais propenso a visitar o seu site.

Site

De nada adianta atrair o público para seu site, se ele não for interessante. Do visual à organização das informações, tudo deve ser trabalhado para levar o usuário a finalizar a compra. Por isso, o seu próprio site pode funcionar como publicidade, seja positiva ou negativa.

Um site bem planejado e informativo contribui para construção da confiança do consumidor em relação à marca, aumentando as chances de concretização de uma compra. Além disso, a organização interna das informações é fundamental para que a indexação das páginas funcione e o site seja encontrado e exibido de forma correta nos buscadores. Por isso, é bom lembrar: a publicidade para o seu site começa por ele mesmo.