Relacionamos aqui as questões mais frequentes sobre comércio eletrônico e sobre o Fastcommerce, selecionadas a partir de milhares de mensagens recebidas dos lojistas e respectivos clientes.
Conheça também nossa base de conhecimento, com centenas de artigos. Caso persistam dúvidas, entre em contato conosco.
DIVERSOS
Posso utilizar meu domínio www.minhaempresalojavirtual.com.br para acessar a loja virtual?
É possível atender no varejo e no atacado na mesma loja virtual?
É possível fazer um plano de hospedagem especial para minha loja virtual?
O Fastcommerce cobra comissão sobre as vendas na minha loja virtual?
Qualquer tipo de produto ou serviço pode ser vendido na minha loja virtual?
Posso enviar e receber arquivos da minha loja virtual via FTP?
Como criar links e obter URLs para as páginas da loja virtual?
Sou desenvolvedor e gostaria de ser parceiro do Fastcommerce. Como faço?
Como cadastrar produtos nos portais de comparação de preços?
1. É possível criar qualquer design ou apenas utilizar modelos predeterminados?
A personalização pode ser feita pelo lojista ou pelo webdesigner de sua preferência. Visite alguns cases em destaque, com belíssimo design.
O Fastcommerce pode ser facilmente integrado a ferramentas de desenvolvimento web tais como Dreamweaver, bibliotecas AJAX, jQuery, Bootstrap, Foundation etc.
As páginas personalizadas da loja virtual são desenvolvidas utilizando-se cHTML (commerce-HTML), uma extensão do HTML com tags especiais do Fastcommerce. Estas tags permitem incluir informações sobre produtos, fotos, preços, lançamentos, promoções, etc, e são substituídas dinamicamente pelo sistema a partir do banco de dados da loja virtual, antes do envio das páginas ao navegador. Desta forma, o site está sempre atualizado com as informações obtidas do cadastro de produtos da loja virtual.
O Fastcommerce é 100% self-service. Entretanto, caso necessite, entre em contato conosco para receber nossas recomendações de webdesigners. A contratação é opcional. Muitos lojistas preferem fazer tudo sozinhos. Mas em geral as lojas virtuais feitas por webdesigners profissionais ficam BEM mais bonitas, o que é bastante natural. O investimento compensa, pois em geral tem um rápido retorno: lojas virtuais mais bonitas vendem mais.
2. Como altero as cores e fontes de texto da loja virtual?
O Fastcommerce utiliza o recurso de folhas de estilo - Cascading Style Sheet (CSS) - em todas as tags HTML da loja virtual.
Quase tudo pode ser personalizado, desde o tamanho de letra para os preços e textos descritivos de produtos até as cores dos formulários de cadastro. Utilize um dos estilos predefinidos ou envie arquivo CSS próprio e escolha a opção "estilo personalizado".
Clique aqui para conhecer uma loja virtual fictícia criada para exemplificar as principais classes CSS disponíveis nos arquivos HTM que compõe a estrutura geral da loja virtual.
3. Como produzir as fotos dos produtos?
É fundamental que sua loja virtual tenha fotos de qualidade dos produtos, se possível mais de uma por produto, com detalhes e ampliações.
Sugerimos que as fotos sejam homogêneas, com fundo transparente e com resolução horizontal padronizada (ex: 100 pixels na foto principal, 200 pixels na foto de detalhe e 400 pixels na foto ampliada). Para otimizar a performance das páginas mesmo para visitantes com acesso discado, cada imagem não pode ultrapassar 100 kb.
Pode-se também utilizar recursos como o Magic Zoom para detalhar melhor os produtos, com zoom, rotação, opções de cores etc. As imagens são carregadas à medida em que são clicados os botões.
4. Posso utilizar HTML5, CSS3, jQuery, Bootstrap, Tableless no meu design?
Sim. É possível utilizar todos estes recursos nos arquivos personalizados da loja virtual.
5. É possível agrupar os produtos em subcategorias?
Sim. É possível cadastrar subcategorias em até 5 níveis hierárquicos. É possível também criar menus e páginas que listarão apenas produtos de uma determinada categoria ou apenas produtos que tenham determinadas descrições. Desta forma, os produtos ficam agrupados, como em uma "subcategoria", em quantos níveis forem necessários.
6. O Fastcommerce é seguro?
O Fastcommerce é extremamente seguro, nos mais diversos aspectos do termo Segurança.
Clique aqui para mais detalhes.
7. Como contratar cartões de crédito, boletos e demais formas de pagamento?
O Fastcommerce permite configurar diversas formas de pagamento. Clique aqui para ver a lista completa.
Atenção: A contratação das formas de pagamento deve ser feita pela próprio lojista e não pode ser intermediada por nós e nem por nenhuma outra empresa.
8. É seguro vender com cartão de crédito?
Sugerimos que faça análise de risco cuidadosa antes de enviar qualquer pedido.
Clique aqui para conhecer nosso manual anti-fraude.
Conheça também as ferramentas de análise de risco que estão integradas ao Fastcommerce.
9. Esqueci minha senha de acesso ao site administrativo. Como recuperá-la?
Não temos acesso às senhas atuais, que ficam criptografadas no banco de dados com algoritmo one-way. Portanto não temos como fornecê-las a ninguém.
Caso tenha esquecido sua senha, solicite envio de lembrete de senha na página de login do usuário no site administrativo.
Entretanto, nem sempre este lembrete existe ou realmente ajuda a lembrar da senha. Neste caso podemos alterá-la e enviar a nova senha temporária para o endereço cadastrado na página Dados da empresa do site administrativo.
10. Como posso integrar sistemas existentes na minha empresa à loja virtual?
Clique aqui para ver informações detalhadas sobre os recursos de integração disponíveis.
11. Como faço para cadastrar todos os meus produtos rapidamente?
Cadastre seus produtos em planilha Excel ou banco de dados Access e utilize a funcionalidade de importação de arquivos CSV.
12. Como faço para cadastrar tabelas de frete de diversos transportadores?
É possível cadastrar uma tabela de frete mista, que pode incluir SEDEX, e-SEDEX, encomenda PAC, transportadora própria, localidades internacionais, motoboy, etc.
Cadastre a tabela clicando na seta ao lado da opção "Utilizar tabela da loja virtual ou frete fixo" na página "Envio & frete" do site administrativo. Em seguida, ative esta opção.
13. Qual a posição da Rumo sobre SPAM?
A Rumo Web não autoriza o envio em massa de mensagens de e-mail não solicitadas ("SPAM") pelos lojistas do Fastcommerce, para a promoção de produtos, serviços ou entidades, de natureza comercial ou não, com ou sem fins lucrativos.
Na primeira reclamação recebida, avisaremos ao lojista para não prosseguir com os envios das mensagens. Na ocorrência seguinte, a loja virtual será automaticamente cancelada.
14. Como faço para divulgar minha loja virtual?
Normalmente as lojas virtuais dão um ótimo retorno financeiro, principalmente se tiverem bom preço, bom atendimento e uma divulgação bem direcionada.
Clique aqui para conhecer nossas dicas para divulgação da loja virtual.
15. Como faço para anunciar no MilhoAzul.com?
Todas as lojas virtuais feitas no Fastcommerce podem ser divulgadas no MilhoAzul.com.
O marketplace tem um design atraente e bastante diferenciado. Nele se encontram, reunidas em um só lugar, as melhores lojas virtuais de eletrônicos, informática, sex-shops, decoração, moda, artigos esportivos, produtos para saúde, beleza e muito mais.
É possível divulgar sua loja virtual com maior destaque no MilhoAzul.com. Entre em contato para maiores detalhes.
16. Como faço para enviar e-mails para todos os meus clientes e assinantes?
Utilize o relatório "Lista de Assinantes" para gerar uma lista de e-mails de visitantes que solicitaram ou concordaram em receber seus comunicados e newsletters. Em seguida, importe esta lista para o programa de envio de e-mails de sua preferência.
Se preferir, utilize a funcionalidade interna de e-mail marketing do Fastcommerce. Pode-se enviar as mensagens para todos os assinantes ativos ou somente para os clientes selecionados a partir de diversos critérios de filtragem, como por exemplo o envio diário para aniversariantes. Clique aqui para mais informações.
17. Posso utilizar meu domínio www.minhalojavirtual.com.br para acessar a loja virtual?
Sim. Todas as lojas virtuais possuem um endereço do tipo minhaloja.lojavirtualfc.com.br.
Para acessar a loja virtual por um endereço mais fácil de ser memorizado, recomendamos registrar seu domínio na internet. Assim, os visitantes poderão acessar a loja virtual pelo endereço www.minhalojalojavirtual.com.br.
18. É necessário ter CNPJ para abrir uma loja virtual?
É possível criar loja virtual no Fastcommerce e vender pela Internet mesmo sem ter CNPJ. Neste caso, basta informar seu CPF quando for cadastrar sua loja virtual.
Entretanto, sem CNPJ não será possível firmar contratos diretamente com as administradoras de cartão de crédito, o que pode prejudicar as vendas da loja virtual.
Pela legislação brasileira, todos os pedidos remetidos devem ser acompanhados de nota fiscal ou de recibo de pessoa física.
19. É possível atender no varejo e no atacado na mesma loja virtual?
Sim. Os preços de cada produto podem ser distintos para varejo (B2C - Business-to-Consumer) e atacado (B2B - Business-to-Business), permitindo que a mesma loja virtual atenda aos dois segmentos de forma diferenciada.
É possível restringir o acesso de visitantes e clientes à lista de produtos, aos seus preços e ao carrinho de compras. Desta forma, a loja virtual pode fazer uma pré-análise de cada cliente, liberando posteriormente seu acesso aos produtos, associando formas de pagamento específicas por cliente e definindo descontos personalizados.
Clique aqui para mais detalhes.
20. O que são pageviews?
Os acessos à loja virtual são acompanhados em pageviews. Cada página visitada representa um pageview, mesmo se ela foi acessada anteriormente pelo mesmo visitante.
Alguns provedores contabilizam e cobram os acessos por gigabytes transferidos. Para efeito de comparação, um pageview equivale a cerca de 1MB transferidos, em média.
O acompanhamento por pageviews tem várias vantagens para o lojista:
Mais fácil de entender e de acompanhar.
Independe do tamanho de cada página.
Permite analisar o tráfego abusivo com precisão. Por exemplo, caso ocorram milhares de acessos de um concorrente, é possível verificar quantos pageviews foram feitos por este. Isto não é possível no modelo de cobrança por gigabytes transferidos.
É importante frisar que a maioria dos acessos abusivos são automaticamente bloqueados pelo firewall comportamental do Fastcommerce.
O estorno de visitas abusivas não é possível na cobrança por gigabytes transferidos, o que torna a contabilização por pageviews muito mais transparente.
É possível acompanhar e analisar a visitação da loja virtual através dos diversos relatórios de acesso do Fastcommerce. Além disso, é possível bloquear acessos indesejados através do nosso exclusivo firewall personalizável, que é facilmente configurado pelo próprio lojista.
Oferecemos também planos mensais sem limite de pageviews. Clique aqui para conhecer estes planos.
21. É possível fazer um plano de hospedagem especial para minha loja virtual?
Sim.
Existem diversos planos predefinidos, para atender a qualquer tamanho de empresa, de acordo com seu modelo de negócio. Estes planos são divididos em três grupos:
- Plano Starter (gratuito) para iniciantes no e-commerce
- Planos sem comissão sobre as vendas
- Planos sem limite de visitas
Os planos sem comissão sobre as vendas diferenciam-se pelo número máximo de produtos cadastrados e pelos pageviews mensais franqueados. Mensalmente o Fastcommerce verifica quantos pageviews a loja virtual teve no período. Se a loja virtual recebeu mais acessos do que o franqueado em seu plano, uma tarifa adicional será cobrada pelos pageviews excedentes.
Os planos sem limite de visitas diferenciam-se pela comissão cobrada sobre as vendas. Estes planos possuem uma mensalidade fixa mais um percentual sobre as vendas do período anterior.
Entre em contato caso sua loja virtual necessite de plano especial que não se enquadre nos planos oferecidos em nossa página de Planos e Serviços.
22. O Fastcommerce cobra comissão sobre as vendas na minha loja virtual?
Ao contrário de outras plataformas de comércio eletrônico, o Fastcommerce oferece planos sem comissão sobre as vendas. Clique aqui para conhecer estes planos.
23. Qualquer tipo de produto ou serviço pode ser vendido na minha loja virtual?
O Fastcommerce é adequado para vendas de praticamente todo tipo de produto ou serviço. Sugerimos uma visita aos departamentos do MilhoAzul.com para conhecer lojas virtuais que comercializam produtos ou serviços de seu ramo de atuação.
24. Posso enviar e receber arquivos da minha loja virtual via FTP?
Não, pois o protocolo FTP não é seguro. Para enviar e receber arquivos, o Fastcommerce utiliza o protocolo HTTPS (segurança EV-SSL), através de um Gerenciador de arquivos especialmente desenvolvido. Para acessá-lo, clique no ícone "Arquivos" no canto superior do site administrativo.
25. É possível criar lojas virtuais em outros idiomas?
Sim. O Fastcommerce permite criar lojas virtuais em português (Brasil), português (Portugal), inglês e espanhol. As lojas virtuais de cada idioma são independentes, com preços, descrições de produtos, formas de pagamento e design específicos.
O link entre as lojas virtuais de cada idioma pode ser feito por bandeiras ou qualquer outra sinalização (veja exemplo).
É possível sincronizar os estoques nas lojas virtuais em cada idioma, desde que as referências dos produtos sejam idênticas.
26. Como criar links e obter URLs para as páginas da loja virtual?
Cada página da loja virtual tem um endereço web (URL) específico, que pode ser utilizado em links ou fornecido para terceiros, tais como redes sociais, shoppings, banners e newsletters.
Para obter este endereço, clique com o botão direito do mouse sobre a página desejada (por exemplo, uma página com detalhe de um produto). Escolha a opção "Propriedades" e em seguida copie o conteúdo do campo Endereço (URL).
É possível também utilizar URLs amigáveis para otimização nos sites de busca (SEO). O Fastcommerce possui as URLs mais amigáveis para SEO do mercado, o que pode ser facilmente comprovado pelo lojista, ao publicar uma notícia 100% original, sem copiar textos de outros sites. Após alguns dias da publicação da notícia, seus clientes poderão encontrá-la com destaque nas buscas no Google.
Exemplo 1: URL amigável para a página de um notícia publicada pela loja virtual:
http://www.spdepartamentos.com.br/news,IDLoja,184,IDNoticia,9666,boxee-box-chega-ao-brasil
Exemplo 2: URL amigável para a página de detalhes de um produto:
http://www.perfumes.com.br/prod,idproduto,3391,acqua-di-gio-pour-homme
Para identificar o link externo que remeteu o visitante, cadastre o parceiro no site administrativo. Em seguida, inclua o parâmetro &origem=parceiro:
Exemplo 3: URL para ser divulgada no Shopping UOL:
http://www.lingerie.com.br/categorias.asp?idloja=159&origem=uol
27. Sou desenvolvedor e gostaria de ser parceiro do Fastcommerce. Como faço?
Clique aqui para conhecer nosso programa de parcerias.
28. Posso divulgar o Fastcommerce?
Sim. Oferecemos diversos benefícios para seus clientes.
Inclua no seu portfólio a credibilidade do Fastcommerce. Conheça os detalhes.
29. Como enriquecer a exibição dos produtos da loja virtual?
Imagem vende!
Utilize o poder do Magic Zoom para mostrar os produtos com efeitos de zoom, rotação etc. Utilize também para exibir as opções de cores e tamanhos de cada produto.
30. Como cadastrar produtos nos portais de comparação de preços?
Diversos portais de comparação de preços utilizam XML para fazer diariamente a captação automática de catálogos de lojas virtuais.
Para incluir seus produtos automaticamente neste portais, envie a eles o XML com a lista de produtos. Clique aqui para ver instruções detalhadas.